Muitas pessoas desejam cabelos fortes e saudáveis, especialmente à medida que envelhecem. Curiosamente, os fios crescem cerca de 1,25 cm por mês e 15 cm por ano. A velocidade depende de fatores como idade, saúde, genética e dieta.

Embora não seja possível alterar questões como idade e genética, a dieta é algo sobre o qual temos controle. Na verdade, consumir alimentos sem os nutrientes necessários pode levar à queda de cabelo.

Por outro lado, adotar uma dieta balanceada com os nutrientes certos pode ajudar a promover o crescimento do cabelo, especialmente se você estiver enfrentando queda dos fios devido a uma má nutrição.

Conheça agora alguns alimentos que ajudam a saúde dos cabelos

Uma boa dieta deve ser mantida por, pelo menos, 3 meses para permitir que o cabelo se fortaleça, porém, se, mesmo assim, a fragilidade do fio se mantiver é importante consultar um dermatologista ou um clínico geral para avaliar se pode ser sinal de algum problema, como anemia ou hipotireoidismo, por exemplo.

Ovos

Os ovos são uma grande fonte de proteína e biotina, dois nutrientes que podem promover o crescimento do cabelo.

Comer a proteína adequada é importante porque os folículos capilares são compostos principalmente desse nutriente. Foi demonstrado que a falta de proteína na dieta promove a queda dos fios.

Homem secando cabelo longo em frente ao espelho

A biotina é essencial para a produção de uma proteína capilar chamada queratina, razão pela qual os suplementos de biotina são frequentemente comercializados para o crescimento do cabelo. A pesquisa também mostrou que consumir mais biotina pode ajudar a melhorar o aumento dos fios em pessoas com deficiência desse nutriente.

No entanto, os déficits de biotina são incomuns se você adotar uma dieta balanceada. Há poucas evidências de que pessoas saudáveis se beneficiem do consumo de mais biotina.

Os ovos também são uma ótima fonte de zinco, selênio e outros nutrientes saudáveis para os cabelos. Isso os torna um dos melhores alimentos para consumir.

Saúde dos Cabelos: consumindo espinafre

O espinafre é um vegetal verde saudável carregado de nutrientes benéficos, como: ácido fólico, ferro e vitaminas A e C, que podem promover o crescimento do cabelo.

A vitamina A ajuda as glândulas da pele a produzir sebo. Esta substância oleosa ajuda a hidratar o couro cabeludo para manter o cabelo saudável.

Uma xícara (30 gramas) de espinafre fornece até 54% de suas necessidades diárias de vitamina A.

O espinafre também é uma ótima fonte vegetal de ferro, essencial para o desenvolvimento dos fios. O ferro ajuda os glóbulos vermelhos a transportar oxigênio por todo o corpo para alimentar o metabolismo e ajudar no crescimento e na reparação.

Além do mais, as deficiências de ferro têm sido associadas à queda de cabelo.

Peixes gordurosos

Cortando pedaço de salmão

Peixes gordurosos como salmão, arenque e cavala têm nutrientes que podem promover o crescimento dos fios.

Eles são excelentes fontes de ácidos graxos ômega-3, que têm sido associados ao desenvolvimento do cabelo.

Um estudo com 120 mulheres descobriu que tomar um suplemento contendo ácidos graxos ômega-3 e ômega-6, bem como antioxidantes, reduziu a perda de cabelo e aumentou sua densidade.

Outro estudo descobriu que tomar um suplemento de óleo de peixe reduziu significativamente a perda de cabelo e aumentou seu crescimento em mulheres com cabelo ralo.

No entanto, existem poucos estudos sobre os ácidos graxos ômega-3 e o crescimento do cabelo. Mais estudos são necessários antes que os especialistas em saúde possam fazer qualquer recomendação.

Os peixes gordos também são uma grande fonte de proteínas, selênio, vitaminas D3 e B, nutrientes que podem ajudar a promover um cabelo forte e saudável.

Batata-doce

A batata-doce é uma grande fonte de beta-caroteno. O corpo converte esse composto em vitamina A, que está ligada à boa saúde dos seus fios.

Uma batata-doce média (cerca de 114 gramas) contém beta-caroteno suficiente para fornecer mais de quatro vezes as suas necessidades diárias de vitamina A.

A pesquisa mostrou que a vitamina A promove a produção de sebo, o que ajuda a manter o cabelo saudável.

Além do mais, a vitamina A também pode acelerar a taxa de crescimento do cabelo e estimular o crescimento de cabelo mais grosso, ao mesmo tempo que impede a regressão de outros folículos capilares.

Abacate

Mulher comendo salada de abacate

Os abacates são deliciosos, nutritivos e uma ótima fonte de gorduras saudáveis.

Eles também são uma excelente fonte de vitamina E, que pode promover o crescimento do cabelo. Um abacate médio (cerca de 200 gramas) fornece 21% de suas necessidades diárias de vitamina E.

Assim como a vitamina C, a vitamina E é um antioxidante que ajuda a combater o estresse oxidativo, neutralizando os radicais livres.

Em um estudo, pessoas com queda de cabelo experimentaram 34,5% mais crescimento do cabelo depois de tomar um suplemento de vitamina E por oito meses.

Essa vitamina protege áreas da pele, como o couro cabeludo, do estresse oxidativo e dos danos. A pele danificada do couro cabeludo pode resultar em cabelo de má qualidade e em menos folículos capilares.

Além do mais, os abacates são uma ótima fonte de ácidos graxos essenciais. Essas gorduras não podem ser produzidas pelo corpo, mas são blocos de construção essenciais de suas células. A deficiência de ácidos graxos essenciais tem sido associada à queda de cabelo.

Nozes

As nozes são saborosas, convenientes e contêm uma variedade de nutrientes que podem promover o crescimento do cabelo.

Por exemplo, 28 gramas de amêndoas fornecem impressionantes 37% de suas necessidades diárias de vitamina E.

Além do mais, elas também fornecem uma grande variedade de vitaminas B, zinco e ácidos graxos essenciais. A deficiência de qualquer um desses nutrientes tem sido associada à queda de cabelo.

As nozes também foram associadas a uma ampla variedade de outros benefícios à saúde, além do crescimento do cabelo, incluindo redução da inflamação e menor risco de doenças cardíacas. Isso torna as nozes uma adição excelente e fácil à sua dieta.

Sementes

Mesa farta com suco, vegetais

As sementes fornecem uma grande quantidade de nutrientes com relativamente poucas calorias. Muitos desses nutrientes também podem promover o crescimento do cabelo. Isso inclui vitamina E, zinco e selênio.

28 gramas de sementes de girassol fornecem quase 50% de suas necessidades diárias de vitamina E, com uma grande variedade de vitaminas B saudáveis para os cabelos.

Além disso, certas sementes como as de linhaça e de chia também fornecem ácidos graxos ômega-3.

Uma porção de linhaça fornece 6.388 mg de ácidos graxos ômega-3. Isso é mais do que meio filé (178 gramas) de salmão possui.

No entanto, a semente de linhaça fornece um tipo de ácido graxo ômega-3 que não é usado pelo corpo de forma tão eficiente quanto o ômega-3 encontrado nos peixes gordurosos. No entanto, é um ótimo complemento para a dieta.

Para obter a mais ampla variedade de nutrientes, o ideal é consumir uma mistura de sementes.

Feijões

O feijão é uma ótima fonte de proteína vegetal, essencial para o crescimento do cabelo.

Assim como as ostras, os feijões são uma boa fonte de zinco, que auxilia no crescimento do cabelo e no ciclo de reparo. Uma porção de 100 gramas de feijão preto fornece 7% de suas necessidades diárias de zinco.

Eles também possuem muitos outros nutrientes saudáveis para o cabelo, incluindo ferro, biotina e ácido fólico.

Além de todos esses benefícios, o feijão é altamente versátil e barato, o que o torna uma adição fácil à dieta alimentar.

procedimentos peelings

Conclusão

Mulher sorridente com bonito e longo cabelo

O que você come pode ter um efeito enorme na saúde do seu cabelo.

A falta dos nutrientes certos, incluindo vitaminas A, C, D e E, zinco, vitaminas B, ferro, biotina, proteínas e ácidos graxos essenciais, pode retardar o crescimento do cabelo ou até mesmo causar queda.

Felizmente, corrigir a deficiência de qualquer um desses nutrientes pode ajudar a tratar a queda de cabelo e promover sua taxa de crescimento.

Se você acha que está faltando algum desses nutrientes, tente adicionar alguns dos alimentos acima à sua dieta.

Deixe um comentário