A estação mais fria do ano chegou e os cuidados com a saúde do cabelo  devem ser redobrados.

Em primeiro lugar:

Para a maioria, a pele é o órgão que deve receber bastante atenção nesse período,

Contudo,

o cabelo também precisa desse carinho maior, pois quando a uma queda na temperatura os fios tendem a ficar mais ressecados e quebradiços.

Nesse cenário, por exemplo, é comum escutar de diversos especialistas que não se deve lavar o cabelo com água quente. 

Isto, por sua vez, é uma recomendação muito importante e que deve ser seguida pois os banhos quentes e demorados em dias frios, podem retirar lipídios essenciais (o óleo do couro cabeludo), que tem a função de proteger e lubrificar os fios. 

Em segundo lugar:

Mas é somente nos dias frios que se deve evitar banhos quentes?

A resposta é simples: não! Ainda de acordo com os profissionais, em qualquer período, seja ele quente ou frio, lavar o cabelo com água muito quente não é recomendado, pois facilita a quebra dos fios.

Outro vilão que também deixa os fios enfraquecidos quando a temperatura abaixa é o uso de secadores. A junção dos banhos quentes com esse tipo de procedimento para secar o cabelo pode prejudicar também o couro cabeludo e, se essa região não estiver saudável, não existe cabelo que resista às condições climáticas. 

Abaixo, você pode conferir os 3 erros mais comuns nos cuidados com o cabelo no frio:

1 – Aumento no intervalo das lavagens 

Um erro muito comum é passar vários dias sem lavar o cabelo. Durante os dias frios, fios ficam menos oleosos, ao contrário do que acontece no verão, contudo, passar muito tempo sem higienizá-los pode acumular resíduos no couro cabeludo e consequentemente terá o aparecimento de caspas. 

2 – Deixar a toalha muito tempo no cabelo

Tirar o excesso de água no cabelo após o banho é essencial, porém, deixar a toalha por muito tempo nos fios pode abafar o couro cabeludo, e isso é um erro bem comum entre as mulheres. Isso pode também enfraquecer o cabelo e até proporcionar a queda dos fios. 

3 – Aplicar mais creme para evitar o frizz causado pela temperatura 

Muita gente comete o erro de aplicar uma quantidade maior de creme no cabelo para pentear, pelo simples fato de acharem que vão resolver o problema do frizz.

No entanto,

esse excesso de produtos faz com que o couro cabeludo fique mais pesado e crie caspas que podem desidratar o cabelo. 

E, agora que já sabe o que deve evitar para não ter danos no cabelo nos dias mais frios, veja como cuidar corretamente dos fios nesse período:

Os 5 cuidados básicos para cuidar do cabelo nos dias frios

Além de evitar os banhos muito quentes e o uso de secador com frequência, alguns cuidados básicos podem evitar danos nos fios durante os dias de baixa temperatura.

Além disso,

Esses hábitos simples fazem grande diferença para quem gosta de deixar os cabelos lindos, hidratados e com brilho em qualquer estação do ano. Veja abaixo:

1 – Hidratação 

Fazer a hidratação dos fios com produtos específicos é de extrema importância para manter a beleza do cabelo, independente da estação, mas no inverno é imprescindível. Nessa época é fundamental escolher o shampoo e condicionador ideal para o seu tipo de cabelo e que faça junção ao produto escolhido para hidratá-lo. 

2 – Evitar dormir com cabelo molhado

Isso é um conselho que ouvimos desde a infância dos nossos pais e eles não estão errados.

Mas,

Segundo os especialistas, dormir de cabelo molhado pode enfraquecer os fios, facilitando ainda o surgimento de fungos e bactérias. Por isso, é importante lavá-lo algumas horas antes de deitar para que tenha tempo suficiente para secar por completo. 

3 – Uso de protetor térmico 

Sair de casa com os fios molhados em dias frios é quase impossível e, por isso, muitas mulheres recorrem ao secador ou chapinha durante esse período. Para proteger os fios ao usar esses recursos, alguns produtos como o protetor térmico podem blindar a fibra capilar e assim evitar que o calor acabe deixando a estrutura do cabelo com danos profundos.

Além disso, mesmo com os fios molhados, é recomendável o uso desse tipo de proteção nessa época do ano. 

4 – Produtos específicos para o seu tipo de cabelo 

Quando a temperatura cai, o volume do cabelo também tende a mudar e diminuir e é muito comum os fios ficarem com formas menos definidas.

Por isso, é importante apostar em finalizadores que ajudem a destacar a textura natural do seu cabelo,

e também para criar mais densidade, fazendo com que fique mais cheio e encorpado 

5 –  Lavagem com frequência 

Não é porque o cabelo fica menos oleoso em dias frios, que você deve deixar de lavá-lo.

Muito pelo contrário,

o recomendável é fazer a higienização um dia sim, outro não, com aplicação de um shampoo específico e somente na raiz,

esfregando o couro cabeludo de leve e deixando que a limpeza dos fios seja feita durante o enxágue. 

É importante ressaltar também que se durante dias de baixa temperatura você perceber algo diferente no cabelo, como:

queda frequente, procure imediatamente um especialista para que ele faça o diagnóstico do seu caso e assim indique o tratamento mais adequado. 

Em terceiro lugar: Nunca abandone sua rotina de hidratação!

Com os cuidados básicos aplicados no seu dia a dia, você vai conseguirá manter  o cabelo lindo, hidratado e com muito brilho mesmo durante os dias mais frios,

mas, é fundamental que não deixe de seguir as dicas e utilize os produtos específicos indicados pelo profissional.

Portanto:

Evite também testar “receitas milagrosas” nos fios, pois elas podem não trazer o resultado esperado. 

Mantenha também o hábito da hidratação em sua rotina, pelo menos duas vezes na semana e faça a higienização na frequência correta para não ter danos futuros.

Em suma,

Se tiver alguma dúvida sobre o assunto ou quiser saber algo específico com relação ao seu cabelo, entre em contato e agende uma consulta com o Dr. Walter Pinheiro. 

Deixe um comentário