O ressecamento da pele na região das mãos e pés pode ser causado pela falta de cuidados em dias mais frios ou até mesmo por doenças.

Em primeiro lugar:

O ressecamento da pele é um problema muito comum, que na maioria dos casos, surge devido a exposição a um ambiente frio ou quente, sem proteção adequada. Contudo, não existem apenas situações de pele seca por fatores climáticos, alguns estão relacionados a saúde e aos cuidados simples que todos devem ter, principalmente nas regiões mais expostas do corpo, como as mãos e os pés.

Mas, segundo especialistas a principal causa do ressecamento da pele nessas áreas é de forma geral, a diminuição de ingestão de líquidos e os banhos quentes, porém, os casos podem variar, como já citamos acima. “Em dias frios as pessoas acabam esquecendo de beber água e a falta de hidratação do corpo reflete também na pele”, relataram.

Porque as mãos e pés ficam tão ressecados?

Para quem tem o hábito de lavar as mãos com frequência ou de fazer uso de produtos tóxicos no trabalho ou até mesmo na higienização da casa, é comum perceber a pele mais áspera.

Entenda:

Já os pés, que normalmente são os mais esquecidos dos cuidados diários, sofre com esse ressecamento devido ao uso de sapatos fechados sem hidratação e a falta de atenção na higiene nessa região quando as manicures tiram muita pele ou cutícula e acabam causando uma inflamação que dificulta o uso de calçados, deixando os pés expostos durante períodos frios e secos.

Por isso, muitos Dermatologistas recomendam que as pessoas tomem muito cuidado na hora de fazer as unhas, tanto dos pés, quanto das mãos. “Em épocas frias, a proliferação de bactérias nas feridas dos dedos aumenta e por isso, seria interessante levar seus próprios utensílios para a manicure”, ressaltam.

 Doenças que podem causar o ressecamento da pele

Algumas doenças relativamente comuns como a diabetes, psoríase ou até mesmo o hipotireoidismo, podem afetar a pele e deixá-la mais ressecada. Nestes casos, usar hidratantes geralmente não é o suficiente para deixar a região das mãos e dos pés mais macios, sendo necessário um tratamento adequado para cada doença e caso.

O importante

é que se você tem alguma dessas complicações ou percebeu algo de errado que está afetando sua pele, é indispensável a procura por um médico especialista para saber os cuidados corretos que deve ter para melhorar o aspecto seco na área afetada.

Veja também: Cuidados básicos para evitar acidentes com queimaduras
4 cuidados básicos para melhorar o ressecamento das mãos e dos pés

A consulta ao Dermatologista é fundamental para quem deseja entender quais são os fatores que estão deixando a pele ressecada, principalmente na região dos pés e das mãos.

Mas,

existem alguns cuidados básicos que uma pessoa deve ter para suavizar essa condição:

1 – Usar o sabonete correto

Usar o sabonete inadequado para a sua pele, principalmente se não for testado dermatologicamente,

Portanto,

pode causar um ressecamento extremo, chegando até a descamar em alguns casos.

O ideal é utilizar aqueles que contém bepantenol ou glicerina e também uma hidratação que garanta a higienização mais saudável.

 2 – Ingerir 2L de água por dia

Não existe uma quantidade ideal de água para todos, pois isso varia de acordo com o corpo de cada pessoa e o peso. Porém, o recomendável é que um adulto beba cerca de 2L de água por dia para se manter hidratado.

Pois,

quando a quantidade de água no corpo não é atingida, um dos principais órgãos que mostram sinais de desidratação é a pele, especialmente em locais como mãos e pés.

3 – Regular os banhos quentes

A água quente é capaz de remover a oleosidade da pele, responsável por manter a hidratação natural da mesma. Portanto, é importante regular a temperatura da água durante o banho para não correr o risco de ressecamento da derme.

4 – Hidratação constante

 É necessário passar o hidratante adequado para o seu tipo de pele, seja ela mais seca ou oleosa. O importante é fazer esse ritual todos os dias, se possível após o banho em todo o corpo.

A mudança de hábitos pode fazer muita diferença na pele

Sabemos que algumas doenças podem desencadear o ressecamento da pele, principalmente na região das mãos e pés, que são mais expostas, contudo, alguns cuidados básicos podem amenizar essa condição.

Entenda:

O fator que mais implica para que alguém tenha a pele seca é a falta de hidratação e a exposição a ambientes frios sem proteção.

Por isso, como já salientamos, é muito importante consultar um Dermatologista para entender os motivos que estão deixando a pele áspera. A partir de uma consulta com um profissional capacitado, é possível iniciar um tratamento adequado para suavizar o ressecamento dessas áreas do corpo.

Além disso, a mudança de hábitos como a hidratação constante e banhos mornos, podem influenciar diretamente nessa busca por mãos e pés mais macios.

Deixe um comentário