A hidratação e protetor solar são itens essenciais para quem deseja manter a pele macia e firme. 

Sabemos que os cuidados diários com a pele são essenciais para mantê-la firme, macia e rejuvenescida. Os produtos dermocosméticos, por exemplo, que são indicados por um médico Dermatologista devem ser aplicados na região desejada para melhorar a aparência conforme as recomendações do especialista.  No entanto, algumas pessoas ainda possuem dúvidas sobre como aplicar dois dos itens principais dessa rotina: o protetor solar e a hidratação. 

Homens e mulheres com pele oleosa, geralmente evitam o uso de hidratantes no rosto para não causar a tão famosa “oleosidade excessiva na zona T”. 

Mas, o que talvez eles não saibam é que, esse tipo de pele também pode ficar ressecada e sem vida, se não cuidada pode prejudicar a saúde cutânea. 

Por isso, o uso de cremes hidratantes também são importantes!

Já no caso do filtro solar, o receio de muitos é com relação a sua mistura com outros produtos como a própria hidratação e a maquiagem. 

Se você tem dúvidas sobre este assunto, vamos esclarecer essas questões e explicar como usar corretamente esses produtos em sua rotina “skincare”. 

Confira!

Em primeiro lugar: 

Existe uma ordem para aplicar? 

Tanto o protetor solar quanto o creme hidratante são itens essenciais para a rotina de beleza que ajuda a manter a pele macia e com elasticidade. 

No entanto, você já se perguntou qual deve aplicar primeiro? Qual o tempo necessário entre uma aplicação e outra? Se pode usar os dois?

Seguir os passos certos pode fazer toda diferença no resultado final dos cuidados com a saúde de sua pele. 

Veja:

O ideal, segundo os especialistas, é aplicar o hidratante por volta de 20 minutos ou até mesmo meia hora antes de utilizar o protetor na região desejada.

 Assim, o segundo item, que neste caso é o filtro solar, vai formar uma espécie de filme para proteger ainda mais a pele. 

Nesse sentido, os Dermatologistas recomendam que as pessoas respeitem o tempo de um produto para o outro, para que não haja interferências durante a absorção desses ativos na derme. 

Hidratação com protetor solar 

Com tantos dermocosméticos no mercado, às vezes bate uma dúvida, não é mesmo? 

Usar um hidratante com fator de proteção ou apenas um protetor? 

Bom, hoje em dia, é difícil encontrar alguém que não saiba da importância do uso de um filtro solar todos os dias, no entanto, isso não significa que todos usam sempre esse item para cuidados com a pele. 

As desculpas para não usá-lo são diversas, entre elas, está uma das mais usadas como justificativa: o excesso de cosméticos e dermocosméticos no rosto. Por conta disso, as indústrias desenvolveram produtos 2 em 1, que ao mesmo tempo que hidrata também protege contra os raios solares. 

Mas será que eles protegem de verdade? 

De acordo com os especialistas, os hidratantes com filtro solar em suas fórmulas funcionam muito bem, principalmente quando utilizados da maneira correta. O ideal, é optar por produtos com proteção UVA e UVB. 

Tipos de hidratantes com filtro solar

Sabemos que para escolher um produto para hidratar a pele, é necessário consultar um Dermatologista de confiança para que ele indique o melhor dermocosmético para cada caso. Visto isso, temos 2 itens principais que podem salvar o rosto do ressecamento e ainda protegê-lo:

Hidratação com filtro solar em gel

Geralmente, a textura desse tipo de hidratante é fina e livre de óleo (oil free), além disso, ele apresenta rápida absorção e ainda dá sensação de refrescância na pele. Por isso, é ideal para nutrir e hidratar sem obstruir os poros e evitar o excesso de oleosidade.

Ele é o mais indicado para quem tem tendência à formação de cravos e espinhas e também para quem pele sensível e irritada. 

Hidratação com protetor em creme 

Já os produtos em creme,  apresenta uma textura mais densa e espessa, pois sua formulação combina água, óleos e gorduras destinadas a ajudar na hidratação na pele. Justamente por isso, eles são indicados para quem tem pele seca, sofre com sensação de repuxamento ou está na menopausa. 

Mas, atenção! 

É preciso estar atento para não usar produtos que não são recomendados para o seu tipo de pele. 

Por isso, tanto um, quanto o outro, deve ser utilizado apenas com a indicação de um médico Dermatologista. 

Em conclusão

A hidratação é tão importante quanto o protetor solar nos cuidados com a saúde da pele. Mas, a verdade é que muitas pessoas esquecem que a utilização e aplicação desses produtos deve ser feita com a indicação de um especialista. 

Por isso, antes de aplicar qualquer dermocosmético em seu rosto, consulte um Dermatologista de sua confiança para cuidar corretamente de sua pele e assim deixa-lá sempre com aspecto macio e firme. 

Deixe um comentário