O envelhecimento da pele ainda é um assunto tabu para muitas pessoas, principalmente quando se trata das mulheres. Na busca por informações, é muito importante desmitificar algumas ideias já enraizadas e passadas adiante sobre este assunto.

Há 5 anos atrás se popularizou no Brasil um movimento de cuidados com a pele que não era tão comum em outras épocas. Graças a descoberta do k-beauty (a rotina de skincare coreana) e do movimento pró-aging, que ao invés de fazer com que se queira lutar contra os sinais do envelhecimento, prioriza um envelhecimento saudável e suave, alguns tabus estão sendo quebrados.

É comum pensar que cuidar da pele é algo caro, no entanto, é possível fazer isso sem gastar quantias inimagináveis de dinheiro e manter a qualidade. É sempre interessante ter o acompanhamento de um dermatologista de confiança, como DR Walter Pinheiro, que compreende as necessidades de cada pele. Ele também pode cuidar e auxiliar no bem-estar desse processo.

Envelhecimento da pele requer cuidados 

O cuidado com a pele, além de prevenir os sinais do envelhecimento, é uma questão de saúde, principalmente nos tempos atuais, em que os níveis de poluição e raios UVA e UVB estão cada vez maiores, mais fortes e nocivos para esse órgão. Embora cubra toda a camada externa do corpo humano, sua sensibilidade a esses fatores de risco é grande e deve sempre ser cuidada.

Mulher tranquila de olhos fechados com as mãos no rosto

Peles mais velhas requerem mais dedicação, pois já não produzem a oleosidade necessária para proteger a barreira cutânea, além de perder também hidratação, colágeno e elastina, que são responsáveis por sua firmeza.

Então, é muito importante que além de guiá-la para um bom envelhecimento, é necessário olhar ainda mais de perto para as peles já envelhecidas.

Atualmente, com a democratização dos produtos de skincare a preços mais acessíveis, é perceptível o aumento da preocupação do brasileiro com o cuidado com a pele, bem como a procura para que ela envelheça da melhor maneira.

Dicas e mitos

É fato que muitas pessoas procuram dicas na internet, principalmente em plataformas de blogueiras e esteticistas. No entanto, o que funciona para uma pessoa não se aplica a todas. Além disso, existem inúmeros fatores que podem causar, acelerar e também evidenciar esse envelhecimento, porém, nem todos são reais e aqui vão 5 exemplos:

1 – “Pele oleosa não precisa de hidratação”

Homem sorridente com acne se olhando no espelho

Esse mito é muito reproduzido por quem tem a pele oleosa, o que pode ser um transtorno para várias pessoas, mas a realidade é que além da água ingerida todos os dias, a pele oleosa precisa também de hidratação externa, pois existe uma diferença entre o sebo excessivo produzido para a proteção da camada mais superficial da pele e hidratação, que é, na verdade a retenção de água nesse órgão.

Logo, uma pele bem hidratada todos os dias, é um dos fatores que evita tanto o aspecto oleoso quanto o aspecto envelhecido da pele.

2 – “O hidratante/base tem fator de proteção solar, não precisa passar protetor”

É comum as pessoas acharem que por conta de alguns cremes ou a maquiagem ter um FPS, elas podem abrir mão do protetor solar e isso é um erro.

Esses produtos devem ser utilizados juntos ao protetor solar e precisam reforçar a camada de proteção, até porque geralmente esses produtos têm um fator de proteção mais baixo que o esperado. Por este motivo, o uso do protetor é mandatório.

Mulher sob o sol usando chapéu e passando protetor solar

3 – “Acima do FPS 15, não existe diferença no protetor”

Protetores solares com maior Fator de Proteção Solar (FPS), têm efeito mais intenso se tratando da barreira de proteção. Aqueles que fazem tratamentos dermatológicos, que são fotossensíveis e pessoas com pele mais frágil, como crianças e idosos, devem utilizar FPS mais altos. Além de proteger contra o fotoenvelhecimento citado no tópico anterior.

4 – “Massagem facial rejuvenesce”

Paciente deitada sendo massageada

Embora, a massagem facial junto com os produtos certos, tragam benefícios para a pele – já que ativam a circulação do rosto, logo o organismo se encarrega de levar os nutrientes consumidos para a pele.

No entanto, o envelhecimento da pele é causado pela flacidez natural contida nela, enquanto a massagem atua como uma ginástica para os músculos faciais, inclusive se realizada de maneira errada, pode atuar acelerando o envelhecimento da pele.

5 – “Cuidar da pele requer muitos produtos”

Com o boom do skincare, existem muitos produtos com preço acessível e para cada tipo de pele, logo essa afirmação é uma mentira. É importante conversar com o seu dermatologista para que juntos vocês criem uma rotina de skincare. Os motivos? Evitar o envelhecimento precoce e manter um orçamento que caiba no bolso.

Menopausa e envelhecimento da pele

A menopausa traz inúmeras mudanças para o corpo e pele da mulher, ocorrendo diversas alterações como no humor, insônia, ganho de peso, além da acentuação do envelhecimento. A derme fica mais fina e frágil e a redução do estrogênio diminui a produção de elastina e de colágeno e consequentemente na flacidez e nas rugas.

Quer saber mais sobre o assunto? Leia o nosso post sobre cuidados com a pele na menopausa!

Em conclusão

Cuidar da pele requer três passos básicos: limpar, hidratar e proteger. Sendo assim, a utilização de uma água micelar ou um sabonete específico para o seu tipo de pele, o uso de hidratante e utilização do protetor solar para garantir que o fotoenvelhecimento não aconteça se torna essencial.

É sempre importante lembrar que a exposição ao sol por um longo período pode causar transtornos maiores no futuro, como, por exemplo, câncer de pele.

Envelhecer não é nenhum demérito, é um processo natural e todas as pessoas passam por isso, mas a prevenção é sempre o melhor remédio contra os sinais do envelhecimento da pele e devem sempre ser acompanhados por um dermatologista, pelo menos uma vez ao ano.

Agende agora uma consulta com o Dr. Walter Pinheiro e descubra como ele pode te ajudar a manter os cuidados essenciais com a sua pele, a fim de promover um envelhecimento saudável.

dermatite agendar consulta

Deixe um comentário


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/drwalter/public_html/wp-includes/functions.php on line 5107

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/drwalter/public_html/wp-content/plugins/really-simple-ssl/class-mixed-content-fixer.php on line 110