Pele rígida, nós dos dedos ásperos, lábios rachados? Diga olá ao inverno, aquela estação que pode causar estragos da cabeça aos pés.

Só porque é inverno, não significa que você deva deixar de lado o protetor solar. Embora haja menos Raios Ultravioletas B (UVB) no inverno, os níveis de UVA – ou Envelhecimento UV, como é conhecido na Dermatologia, ainda são significativos o suficiente para envelhecer nossa pele.

Como UVB é o comprimento de onda que estimula a produção de vitamina D, os níveis podem cair nos meses de inverno e, se necessário, é possível suplementar com vitamina D3 oral.

Tratamentos de pele profissionais

O inverno é uma ótima época do ano para tratamentos de pele. Sempre nos preocupamos com peelings e tratamentos a laser nos meses de verão. Com a exposição ao sol antes ou depois de tais procedimentos, há um risco maior de hiperpigmentação pós-inflamatória indesejada.

O outono e o inverno representam, portanto, uma oportunidade. No entanto, é importante planejar com antecedência, para garantir que sua pele tenha tempo para se acomodar e e os tratamentos funcionem como necessário.

Mantenha a hidratação

Sua pele ficará mais seca e frequentemente mais sensível com o início do clima frio. Certifique-se de manter a hidratação durante o dia. Uma dica: troque o café por Chá Verde, que tem ótimos efeitos antioxidantes.

Uma limpeza suave é imprescindível, pois é preciso garantir que a barreira da pele fique o mais saudável possível, a fim de reter a hidratação vital. Como regra geral, se sua pele ficar rígida após a limpeza, é provável que o produto usado tenha rompido a barreira cutânea.

Rotina diária de cuidados com a pele no inverno

Mulher passando hidratante no ombro

Se você está tendo que aplicar um hidratante durante o dia, é provável que sua rotina de pele precise de ajustes. Experimente trocar sua loção por um creme e massagear gentilmente sua pele por 30 segundos para maximizar seus efeitos.

Aqui no Nordeste do país, onde o Inverno não causa tantos estragos quanto em alguns outras regiões, é importante se atentar à alimentação e aos banhos quentes nessa estação. Não é porque o cenário é mais brando que em localidades como no Sul, por exemplo, que devemos ignorar nossos cuidados básicos com a pele.

Protetor labial é palavra de ordem

A pele que cobre os lábios é fina e delicada em relação às demais no resto do corpo, ficando ainda mais sujeita às rachaduras provocadas pelo ressecamento.

Por este motivo, recomendamos a utilização de hidratante labial várias vezes ao dia. Isso protegerá seus lábios contra o frio e o vento.

Cuidados com a pele no inverno

A pele no inverno costuma ser opaca, por isso recomenda-se um tratamento facial profissional a cada três ou quatro semanas. Esse é o tempo que leva para a pele se mover através do ciclo de vida completo de crescimento celular.

Os tratamentos faciais regulares ajudam a manter a pele limpa e hidratada, maximizando também o regime de cuidado diário com este órgão.

Evite hidratar os lábios com a saliva

Lamber os lábios doloridos só vai agravar a secura e pode causar o que é conhecido como “lamber eczema”.

Certifique-se de que seus lábios estejam selados com uma pomada eficaz o tempo todo, especialmente antes de comer e beber, pois alguns alimentos ácidos, como o tomate, podem irritar os lábios rachados.

Use a hora do banho para se hidratar

Mulher lavando cabelo no banho

Os banhos são um presente para a pele seca no inverno. Eles não só fornecem o relaxamento importantíssimo para substituir os hormônios do estresse, que causam danos à pele; também são uma oportunidade maravilhosa para hidratá-la.

É muito tentador tomar banhos quentes quando a temperatura está caindo. Mas se você ama sua pele, evite-os. Em vez disso, use água morna para tomar banho e lavar o rosto.

Os banhos quentes secam sua pele rapidamente e, se você não hidratar imediatamente, ela pode apresentar rachaduras e eczema de inverno. Depois de tomar um banho morno, aplique um hidratante que contenha ácido hialurônico e ceramidas. Isso manterá a barreira de umidade intacta e evitará o ressecamento.

Atenção às roupas

Pode parecer um pouco clichê dizer que seu armário não é a única coisa a ser trocada no inverno – mas, ei, isso não torna essa necessidade menos verdadeira.

Utilize roupas apropriadas para os tempos mais frios, como suéteres e casacos de maneira geral. Proteja também o seu couro cabeludo, se for necessário, com gorro ou chapéu.

Dica: mantenha seu guarda roupa arejado e evite, mais do que nunca, o surgimento de mofo no local. O mesmo vale para tapetes e cortinas presentes na sua casa: retire, diariamente, a poeira desses objetos.

Alimentação

Garota sorridente se alimentando de maneira saudável

O tempo frio pode causar uma mudança no apetite, pois deixamos para trás as saladas leves de verão e os alimentos grelhados por refeições mais substanciais e pesadas que poderão saciá-lo e mantê-lo aquecido durante todo o inverno.

O tempo frio pode causar uma mudança no apetite, pois deixamos para trás as saladas leves de verão e os alimentos grelhados para refeições mais substanciais e substanciais que irão saciá-lo e mantê-lo aquecido durante todo o inverno.

Mas a verdade nua e crua é que nenhum clima justifica hábitos alimentares pouco saudáveis. Assim como não devemos exagerar no sorvete durante o verão, não devemos viver com uma dieta constante de chocolate quente durante o inverno.

Preparar a dieta para o inverno pode ser saudável – e saboroso – se você adicionar alguns alimentos favoritos para o clima frio. Comece com essas receitas para algumas refeições saudáveis e deliciosas.

Por exemplo, combinar cenouras com uma mistura de verduras, como brócolis e espinafre, por exemplo, e também consumir alimentos ricos em proteínas é uma medida eficaz para a saúde, bem como um cuidado essencial para a sua pele.

Garota bebendo água se hidratando

Saúde dos pés

Escolha cremes à base de glicerina e vaselina para hidratar os pés. Além disso, certifique-se de esfoliar a pele ocasionalmente para que ela possa absorver o hidratante facilmente. Mas não exagere nos produtos, combinado?

Em resumo

Essas foram algumas das nossas dicas de cuidados com a pele no inverno, já que este órgão sofre muito na temperatura baixa e requer cuidados específicos. É preciso se agasalhar bem para não ficar com frio e evitar que a pele sofra com a baixa temperatura.

Se você gosta do inverno e pretende viajar, a nossa dica é se agasalhar bem e cuidar muito bem da pele para que ela não sofra, principalmente nós que moramos em lugares mais quentes e não estamos acostumados com baixas temperaturas.

Deixe um comentário