A poluição das grandes cidades pode acelerar o envelhecimento da pele e prejudicar a saúde. Contudo, alguns cuidados ajudam a reduzir esses danos no nosso corpo.

A vida nas grandes cidades é bastante agitada e a poluição em algumas dessas localidades pode prejudicar a saúde de muitas pessoas. Essa mudança indesejada nas características do meio ambiente, sendo elas físicas ou biológicas, são capazes de impactar negativamente na pele.

Por exemplo:

A pele produz radicais livres que em contato com ambientes poluídos, podem acelerar o processo de envelhecimento cutâneo.

Poluição na pele e os efeitos

Mas,

O que são radicais livres?

Em primeiro lugar, elas são moléculas instáveis que danificam as células saudáveis do corpo e provocam as temidas rugas, manchas e flacidez. E, em contato com outro aspecto negativo do ambiente, como é o caso da poluição, pode prejudicar o organismo.

Portanto, é preciso estar atento aos cuidados que devemos tomar ao longo do dia, mesmo com a rotina agitada, não podemos deixar de proteger a pele dos fatores externos.

Tipos de agressões externas que podem prejudicar a saúde da pele

Em segundo lugar, as agressões causadas a pele pela poluição são silenciosas, pois, ao contrário da radiação solar que provoca queimaduras, alergias e danos visíveis, neste caso, diversos processos inflamatórios são desencadeados e a partir disso, surgem os primeiros sinais de envelhecimento, como por exemplo:

  •  Flacidez
  •  Rugas
  • Manchas
  •  Poros obstruídos
  • Cravos e espinhas

Além disso, o contato excessivo com a poluição gera também aspectos bem aparentes, como é o caso do cansaço e aparência envelhecida. Portanto, há uma necessidade dos especialistas em alertarem as população sobre o uso de protetor solar e antioxidantes para proteger a pele contra esses problemas.

É possível proteger a pele da poluição?

Como já citamos acima, é possível sim proteger a pele da poluição. Em primeiro lugar, é necessário buscar o auxílio de um Dermatologista para que ele indique os produtos mais apropriados para cada caso.

“Existem produtos no mercado com ação antioxidante, que auxiliam na redução dos radicais livres produzidos pela exposição a esses agentes. No entanto, não conseguimos bloquear o contato da poluição com a pele, apenas reduzir os danos”, explica o Dr. Walter Pinheiro.

Além disso, eles ainda alertam que a poluição, assim como a radiação solar, faz parte de um grupo de agentes nocivos, que estamos expostos todos os dias e neste caso, a única alternativa é buscar por dermocosméticos que minimizem esses efeitos negativos ao corpo.

Poluição e os efeitos

Rotina de cuidados para evitar danos a pele. Confira abaixo:

A combinação de antioxidante, protetor solar e limpeza profunda, pode promover uma proteção mais completa contra os efeitos que a poluição causam na pele.

Mais importante é investir em uma higienização diária, antes de sair de casa e depois que chegar, com um sabonete específico e recomendado por um Dermatologista.

Além disso, é necessário durante essa limpeza retirar todos os vestígios de produtos utilizados durante o dia, como é o caso da maquiagem.

E, para complementar os cuidados diários, alguns hábitos podem salvar a sua pele, como por exemplo:

  • A limpeza duas vezes ao dia
  •  Uso do protetor solar diariamente
  • Alimentação rica em frutas, verduras e legumes
  • Inserir bastante água

Mas,

acima de tudo, se você já pensa em cuidar melhor da sua saúde, primeiramente, busque especialista que possam te ajudar nessa etapa. Neste caso, o ideal seria um Dermatologista de sua confiança para que ele possa indicar o produto ou tratamento mais adequado.

Em conclusão

Cuidados diários são essenciais para manter a pele jovem e reduzir os danos da poluição

Por isso, acima de tudo, se você já pensa em cuidar melhor da sua saúde, primeiramente, busque especialista que possam te ajudar nessa etapa. Neste caso, o ideal seria um Dermatologista de sua confiança.

Podemos afirmar que a poluição causa danos bastante agressivos a pele e se não existir na sua rotina, uma maneira de cuidar melhor da saúde do maior órgão do corpo humano, todo o resto pode sofrer consequências.

O envelhecimento da pele, por exemplo, é um fator que assusta muitas mulheres. Por isso, elas buscam alternativas como procedimentos estéticos para rejuvenescer a região do rosto, que é um cartão de visita de qualquer pessoa.

Mas,

é fundamental, antes de procurar por tratamentos mais específicos para deixar a pele jovem, manter uma rotina de cuidados e prevenção contra esses fatores externos, como é o caso da limpeza profunda e o uso do protetor solar, contra a radiação.

Se sentir que a poluição está prejudicando a sua pele em alguma região do corpo ou deseja saber mais sobre o assunto, agende uma consulta com o Dermatologista de sua confiança.

Deixe um comentário