Embora envelhecer seja um processo natural do organismo, existem alguns cuidados que são capazes de minimizar esse desgaste e manter a pele jovem e saudável.
De acordo com especialistas, a idade cronológica, aquela que contamos ao longo dos anos, é bem diferente da idade de nossa pele. Segundo eles, o que conta quando falamos de envelhecimento é a idade biológica, que leva em consideração o desgaste das nossas células.
Mas, é possível ter uma pele jovem por muito mais tempo?
Como já falamos, nossa pele envelhece de acordo com a nossa idade biológica. Por exemplo:
É possível ver gêmeos idênticos com mais ou menos linhas de expressões no rosto.
Isto porque, esses aspectos de envelhecimento da pele estão relacionados a como esses indivíduos cuidaram da sua saúde.
Portanto, podemos concluir que é, qualquer pessoa pode ter uma pele jovem por mais tempo, basta praticar algumas atitudes e mudar hábitos simples do seu dia a dia.
Alimentação x Pele Oleosa
Por exemplo:
Se uma pessoa que tem pele oleosa segue corretamente a dieta, mas não sabe o que cada alimento tem para oferecer, precisa ficar mais atenta!
Cada comida vai influenciar positivamente ou negativamente em nosso organismo e, consequentemente na saúde da pele.
Digamos que, quando pensamos na dieta isoladamente, ela não é a única responsável pelo aumento da oleosidade e da acne, mas muitos estudos comprovam que ela pode ser um fator que contribui para o crescimento dessas condições, principalmente para quem já tem a tendência genética.
Proteção diária para ter pele jovem e saudável
Outro ponto que também deve ser levado em consideração quando falamos de Pele jovem e saudável é sem dúvidas o uso do protetor solar. Ele deve ser usado diariamente e não só no rosto. Em outras palavras, mãos, colo e pescoço também sofrem com os efeitos nocivos dos raios solares. A falta dessa proteção, pode causar sérios problemas, inclusive, câncer.
“O fator de proteção solar diária que recomendamos é de no mínimo 30. Mas, pessoas com risco de câncer de pele, já tem que usar um fator 60.”, diz Diretor da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Egon Daxbacher.
Veja também: Campanha do Câncer de Pele da SBD registra mais de 4 mil casos da doença no Brasil
Bom, diante do que já esclarecemos sobre ter uma pele jovem e saudável, podemos considerar também que a genética influencia o envelhecimento, sendo que algumas pessoas têm a tendência maior de rugas e linhas de expressão.
Para cuidar ainda mais da saúde da pele, veja algumas dicas de especialistas para minimizar os impactos do tempo, por exemplo:
Use filtro solar no rosto diariamente
O sol do dia a dia envelhece a pele do rosto, à formação de manchas e outras condições que podem provocar câncer de pele. Portanto, procure um Dermatologista para indicar o filtro solar para o seu tipo de pele.
Hidrate a pele do corpo e do rosto sempre após o banho
O hidratante é um grande aliado para manter a pele macia, luminosa e livre de lesões.
Evite excesso de doces e massas para ter a pele jovem
Como já falamos, a alimentação influencia bastante no organismo de um indivíduo, portanto, é preciso ter cuidado para não passar dos limites.
Aproveite os benefícios das frutas
Frutas possuem equilíbrio em fibras solúveis e açúcar, o que evita a produção excessiva de insulina, que é desencadeada pelos picos de glicose que promove junto a oxidação, o envelhecimento da pele.
Mude seus hábitos: Pele jovem e mais saudável com pequenas atitudes
Ter uma pele radiante é uma poderosa arma de beleza e levanta qualquer autoestima, não é mesmo?
Mas para isto, é preciso ter alguns cuidados diários. Limpar, hidratar, fazer consultas frequentes ao Dermatologista, são atitudes básicas que uma pessoa deve ter para conquistar a tão jovialidade, mesmo após os 30 anos.
Em primeiro lugar,
se você pensa em mudar sua rotina, vá ao Dermatologista!
Ou seja, ele vai te dizer qual o seu tipo de pele e vai indicar o melhor produto que você deve usar.
Em seguida, pesquise sobre alimentos que podem contribuir para que tenha a pele jovem e saudável sem precisar passar por procedimentos invasivos.
Contudo, se deseja fazer um tratamento mais específico, procure o seu médico e veja qual a melhor maneira para manter sua pele jovem e com aparência de 18 anos.