Poros dilatados são desencadeados pela falta de limpeza, esfoliação e hidratação na pele e podem ser combatidos com cuidados básicos no dia a dia.

No dia a dia de quem tem uma rotina de cuidados com o rosto, combater os poros dilatados é quase que frequente. Isso porque eles são responsáveis por deixar a pele mais oleosa, sensível e sem aspecto saudável. Além disso, saber os fatores que causam esse problema para se esforçar a combatê-los é basicamente o primeiro passo para quem deseja iniciar nesse mundo de rotina “skincare”.

E isto significa o quanto é importante cuidar da pele diariamente, com produtos de limpeza, esfoliação e hidratação para eliminar o excesso de poluição, poeira e produtos químicos, como as maquiagens, incluindo também os cuidados para combater os poros dilatados. Essa rotina também é fundamental para manter o rosto com aspecto saudável, suave, iluminado e jovem.

Em primeiro lugar:

Como surgem os poros dilatados?

Eles são basicamente micro aberturas na pele e podem atingir qualquer pessoa. No entanto, não é algo que ofereça riscos à saúde, mas podem incomodar bastante, principalmente as pessoas que possuem pele oleosa. A perda da elasticidade causada pela idade, a exposição ao sol sem proteção, oleosidade e também a hereditariedade são fatores que influenciam na abertura dos poros na região do rosto.

Seu aparecimento é comum na zona T do face, que corresponde à testa, nariz e queixo e podem ficar bastante evidentes quando a pessoa usa maquiagem com pó.

Em segundo lugar:

Poros abertos podem ser consequência de uma desidratação?

A resposta é simples: não! Esse é um dos mitos que existem sobre os poros dilatados. Outra coisa muito comum de se ouvir sobre essa problema é que ele pode ser suavizado com cauterização. Isso é não é verdade! Portanto, como já citamos acima, a origem dessa dilatação é a produção de sebo em excesso da glândula, não o poro em si, em outras palavras, a sujeira e a falta de cuidados é que desencadeia essa abertura na pele. 

 FIQUE ATENTO E TENHA CUIDADO!

Os poros dilatados não vão sumir do rosto em um passe de mágica e nem existe uma receita milagrosa para que isso aconteça.

O mais importante é que, antes de iniciar um tratamento ou uso de produtos na pele, a pessoa faça uma consulta com o Dermatologista para que ele indique o caminho mais adequado para cuidar e combater essa dilatação. 

Veja também: Alimentos que deixam a pele mais saudável

Em terceiro lugar:

Além disso, os cuidados diários de limpeza e hidratação podem manter a pele mais saudável, limpa e livre de impurezas. Abaixo, veja alguns dos hábitos que se deve ter para evitar ou combater a abertura desses “furos” na região da face, como por exemplo:

5 maneiras de combater os poros dilatados

1 – Limpeza diária

Portanto, como já falamos acima, para manter a pele devidamente limpa todos os dias é preciso lavar o rosto com água fria e sabonete específico para a região, fazendo movimentos circulares. É importante ter essa rotina antes e depois de usar a maquiagem.

2 – Esfoliação da pele uma vez na semana

Fazer uma esfoliação suave também é indicado para remover as células mortas e a camada mais densa de impurezas, com movimentos circulares e um produto específico para o tipo de pele.

3 – Evitar alimentos gordurosos

Além disso, os poros dilatados também estão relacionados ao consumo excessivo de gordura na alimentação. Isso promove, por exemplo, a formação de sebo pelas glândulas sebáceas da pele e entopem os canais, favorecendo o surgimento de cravos e espinhas.

4 – Hidratação na pele

Outro cuidado que é importante ter diariamente é a hidratação do rosto. O uso de cremes específicos para o tipo de pele, indicado pelo Dermatologista, pode ajudar combater a dilatação dos poros.

5 – Praticar exercícios

Portanto, praticar exercícios por pelo menos 20 minutos ao dia, promove a sudorese, que também é benéfica para a pele, pois elimina as toxinas acumuladas e isso impossibilita a abertura dos poros, deixando a pele mais bonita e uniforme.

Acima de tudo, cuide de você! Faça os cuidados diários e livre-se dos poros dilatados

Não é novidade que muitas pessoas sofrem com poros abertos, principalmente, as que têm pele oleosa e não possuem uma rotina de cuidados diários com o rosto.

Por isso,

Maus hábitos como, dormir com maquiagem, usar sabonete inadequado e até mesmo produtos que não são coerentes com o tipo de pele, podem facilmente desencadear o surgimento desses “furos”.

Mas, uma mudança na rotina do dia a dia e uma consulta com um Dermatologista,

podem ajudar a prevenir o excesso de sebo nas glândulas que deixam nosso rosto com impurezas e fazem aparecer os poros dilatados.

Em suma,

Uma boa alimentação, a prática de exercícios físicos, a limpeza e hidratação da pele é o que vai proporcionar:

um rosto mais saudável, limpo e livre desses problemas.

Portanto, se você gostou do conteúdo e deseja saber um pouco mais sobre poros dilatados, entre em contato com a gente e agende uma consulta.

Deixe um comentário