Você sabia que para manter uma pele bonita e saudável é preciso ter uma boa alimentação? Alguns nutrientes que ajudam nesse rejuvenescimento são encontrados nos alimentos e podem ter mais benefícios do que cremes e cosméticos do tipo “milagrosos”. 

Por isso, uma dieta equilibrada, rica em fibras e minerais pode deixar seu corpo com aspecto jovial, refletindo até na sua qualidade de vida. 

Em primeiro lugar:

Além das frutas, verduras e legumes, que já sabemos que são ótimos alimentos para a saúde, existem outros que contribuir para os cuidados com a pele. Portanto,

ao inseri-los no cardápio, vai poder prevenir o envelhecimento precoce, regenerar os tecidos da pele, combater o ressecamento e até mesmo o excesso de oleosidade. 

Pele e consumo de vitaminas

Dentre os alimentos que combatem os sinais de envelhecimento da pele, os antioxidantes, são nutrientes que podem ser facilmente encontrados em frutas cítricas, como laranja e limão. 

Em segundo lugar:

Eles conseguem defender o organismo dos radicais livres.

Mas,o que significa isso?

Bom, são substâncias, que entre os muitos efeitos, causam diversos problemas cutâneos. 

“A formação desses radicais livres não pode ser evitada, e sim minimizada. Por isso, a alimentação tem papel importante para diminuir os seus efeitos”, explicou a nutricionista e farmacêutica Andrea Forlenza, ao Portal Conquiste sua Vida.

No entanto,

mesmo com tantas sugestões, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como se alimentar corretamente para manter a pele saudável.  Diante disto, vamos dar algumas dicas de como enriquecer sua dieta, como por exemplo:

1 – Alimente-se com frutas e vegetais alaranjados

Isso mesmo! Alimentos como cenoura, mamão e abóbora, são fontes de betacarotenos que ajudam a combater os efeitos dos raios UVA e UVB na pele e ainda potencializa o bronzeado. 

2 – Na hora do lanche, inclua castanhas

Nozes, castanhas do pará e até mesmo caju têm boas quantidades de vitaminas E, que protegem a pele e reparam os danos sofridos ao longo dos anos.

3 – Aposte em peixes

Eles são ricos em ômega 3 e ainda age como anti inflamatório que retarda o envelhecimento e previne a acne. 

4 – O mais importante: beba bastante água!

A hidratação deve ser abundante sempre! A água, por exemplo, ajuda a manter a pele mais saudável, bonita e ainda elimina as toxinas. 

Alimentos para cada tipo de pele

pele e alimentação

Mesmo com uma dieta equilibrada, se você não conhecer qual o seu tipo de pele, de nada adianta consumir os alimentos indicados, correto? Primeiramente, é preciso ir ao especialista para descobrir o que precisa para manter sua cútis jovial e saudável. 

Um tratamento? Procedimento estético? Alimentação? Tudo isso, quem vai esclarecer é o seu Dermatologista. 

Agora, que já falamos qual o primeiro passo, podemos afirmar que existem alimentos, que se consumidos em maior quantidade, podem ajudar a melhorar determinadas características no seu corpo. E, para esclarecer, resolvemos separar cada tipo de pele e indicar quais os nutrientes que podem te ajudar nessa etapa:

Pele com acne

Os alimentos mais indicados para prevenir ou melhorar a temida acne são, por exemplo o salmão, sardinha, atum e sementes de chia. Eles são ricos em ômega 3, e portanto, reduz a inflamação e vermelhidão que são características das espinhas. 

Em terceiro lugar:

Veja também como prevenir a acne após os 25 anos

Além disso, os nutrientes ricos em selênio, como carnes e castanha do pará, contribuem para a redução da inflamação. Por outro lado, alimentos como chocolate, nozes, produtos lácteos, açúcares, alimentos gordurosos e condimentados, podem piorar a oleosidade da pele, provocando o surgimento das espinhas. 

Pele seca

Os alimentos que ajudam homens e mulheres com pele seca, são aqueles que têm uma boa quantidade de água na composição, neste caso, tomate, melancia e melão, podem ser consumidos com frequência, já que este tipo de pele é mais suscetível a perda de água e fica desidratado. 

Por exemplo:

Amêndoas, avelãs, nozes e sementes de girassol, também são alimentos importantes para pele seca, porque são ricos em vitamina E e ômega 6, que ajudam a reparar, nutrir e reforçar a barreira cutânea. 

Pele flácida

No caso da pele flácida, os alimentos que podem ajudar a suavizar o desenvolvimento de rugas são a laranja, limão, kiwi, tangerina e diversas frutas cítricas. Isto porque, elas possuem vitamina C, que contribui para a produção de colágeno e mantém a pele mais firme. 

Chá verde, frutos vermelhos, abacaxi e morangos também são ricos em antioxidantes que ajudam a prevenir o envelhecimento precoce. 

Pele com manchas

Um grande aliado para pele com manchas é o cacau. Isso mesmo! Ele tem teobromina na composição, que tem ação fotoprotetora e clareadora.

Além disso,

os alimentos ricos em betacatenos são fundamentais nesses casos, já que além de serem antioxidantes, também protegem a pele contra os raios UV. Eles são encontrados normalmente no mamão, manga, cenoura, espinafres e brócolis. 

Resumindo:
Uma alimentação saudável e equilibrada para ficar livre de manchas e rugas!

Isso mesmo! Acima de tudo, alimentos ricos em minerais e fibras ajudam a pele a ficar mais bonita, livre de manchas, acne e até mesmo suaviza os sinais de envelhecimento da pele, como as rugas e marcas de expressão. 

Portanto,

fique atento! 

As precauções com a pele vão muito além de produtos.

No entanto, apenas o cuidado com o sol e cremes caros, podem não adiantar se você não estiver com a dieta equilibrada. 

Em suma,

uma limpeza adequada da pele, a prática de exercícios físicos e principalmente a ingestão de frutas, legumes e nutrientes que são fontes de vitaminas e antioxidantes ajudam a neutralizar os radicais livres e prevenir o envelhecimento precoce da pele. 


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