Os cuidados de limpeza diária com a pele do rosto são essenciais para manter a aparência jovem e saudável.

Sabemos que os cuidados com a pele são fundamentais para manter uma aparência jovem e saudável. Geralmente, as mulheres se preocupam mais com a região facial, visto que, essa parte do corpo é considerada como um cartão de visita para qualquer pessoa. 

Uma boa higienização, por exemplo, é o primeiro passo para quem deseja ter um rosto livre de sujeira, oleosidade, manchas e espinhas. Tendo em vista que, a falta desse limpeza pode causar danos à saúde cutânea e até mesmo o envelhecimento precoce da face. 

Partindo desse princípio, temos no mercado da beleza diversos dermocosméticos que são capazes de limpar o rosto sem agredir as principais camadas da pele. Por isso, os médicos Dermatologistas recomendam geralmente o uso de sabonetes faciais para iniciar um novo hábito de autocuidado. 

Mas, o que realmente são esses sabonetes faciais e como usá-los corretamente? 

Bom, em primeiro lugar, se você deseja ter mais cuidado com a sua pele e melhorar a sua aparência, precisa entender mais sobre este assunto. 

Continue a leitura e esclareça dessas dúvidas!

Sabonetes faciais

Atualmente os sabonetes faciais são recomendados pelos especialistas para quem deseja cuidar melhor do rosto e ficar livre de manchas, sujeiras e espinhas. 

Seja para lavar as mãos, limpar o rosto ou até mesmo para tomar banho, esse item é indispensável na rotina. O uso do sabonete facial na limpeza da pele é a parte mais importante desses cuidados, pois é ele que vai remover as impurezas acumuladas durante o dia, as células mortas que podem obstruir os poros e principalmente, vai retirar a oleosidade excessiva da região.  

Mas, com tantas versões que existem hoje em dia, como escolher o melhor? 

Primeiramente, quem vai indicar o melhor tipo de sabonete facial para a pele é o médico Dermatologista. É ele o profissional capacitado que vai mapear o rosto do paciente e assim recomendar um tratamento de acordo com o caso. 

Visto isso, hoje em dia temos no mercado da beleza e dos cuidados com a pele 2 tipos de sabonetes faciais: em gel e em barras. 

Qual a diferença entre eles:

Para muitas mulheres, a textura do sabonete é o fator mais importante. A grande diferença entre eles está na composição, neste caso, os materiais e componentes de que são feitos. 

Os líquidos costumam ter um pH mais próximo da pele por serem mais leve, já os em barra, por exemplo, são mais alcalinos, ou seja, possuem um pH mais alto e são capazes de remover os resíduos mais profundos. 

Confira abaixo:

Sabonete em gel

  • Tem formato compacto e mais higiênico e chamam atenção pela praticidade na hora da aplicação;
  • Tem textura homogênea e fluida para o rosto, pescoço e corpo; 
  • Permite a inclusão de outros componentes benéficos à pele, como vitaminas, proteínas e os aminoácidos;
  • Garantem sensação de purificação na pele;
  • É menos agressivo e rende mais.

Sabonete em barra

  • Costuma ser vantajosa para quem pensa no custo x benefício;
  • São cremosos e firmes e dispensam o uso de esponja para que seja absorvido na pele;
  • Fáceis de espalhar pelo rosto, pescoço e também pelo corpo;
  • Indicado para limpeza profunda e controle da oleosidade.

Acne e pele oleosa

Para pessoas com pele oleosa e tendência a acne, geralmente os especialistas recomendam sabonetes que sejam mais eficientes na limpeza e mais suaves na hidratação. 

Neste caso, os mais indicados são aqueles que possuem ácido salicílico na composição. Essa substância tem a função adstringente, queratolítico e antimicrobiano, ou seja, além de minimizar a oleosidade também previne contra espinhas e cravos. 

Além disso, esse tipo de sabonete também contém ativos que estimulam a renovação celular e auxilia na desobstrução dos poros. 

Acima de tudo, na hora da escolha desse item de limpeza, é preciso levar em consideração as indicações médicas. 

Por que é importante o acompanhamento do Dermatologista?

O acompanhamento do Dermatologista em qualquer idade é super importante para pele. Após os 25 anos, por exemplo, quando surgem os primeiros sinais de envelhecimento na região facial, os cuidados devem ser redobrados. 

Por isso, ir ao médico para descobrir qual o tipo de pele que se tem deve ser essencial na hora de escolher os dermocosméticos que vão ajudar a prevenir acne, cravos, oleosidade excessiva e principalmente as rugas e linhas de expressão. 

Em conclusão

Tanto o sabonete facial em gel quanto em barras possuem benefícios para a pele. No entanto, cabe ao médico dermatologista indicar o melhor tipo para cada paciente. 

Portanto, 

se além de higienizar o seu rosto você deseja realizar procedimentos para suavizar os sinais de envelhecimento nesta região, entre em contato com a nossa clínica e agende uma consulta com o Dr. Walter Pinheiro. 

Deixe um comentário