Vitiligo

É uma doença caracterizada pela perda da coloração da pele. As lesões formam-se devido à diminuição ou à ausência de melanócitos (células responsáveis pela formação de melanina), nos locais afetados. As causas da doença ainda não estão claramente estabelecidas, mas fenômenos autoimunes parecem estar relacionados ao vitiligo. Além disso, alterações ou traumas emocionais podem estar entre os fatores que desencadeiam ou agravam a doença.

A maior parte dos pacientes não manifesta qualquer tipo de sintoma, além do surgimento das manchas brancas na pele. Porém, em alguns casos, relatam sentir sensibilidade e dor na área afetada.

Perguntas Frequentes

As manchas do vitiligo são bem mais brancas do que as do pano branco, sendo a sua superfície lisa e brilhante. Sem falar que o pano branco é uma micose enquanto o vitiligo é uma doença autoimune.

As áreas mais propícias são as mais expostas a traumatismos, como: joelhos, cotovelos, mãos, face e região genital. Às vezes, no início o paciente pode ter um pouco de coceira na região das lesões, sendo que o comum é não sentir nada.

Os principais riscos para uma pessoa com vitiligo são as queimaduras e envelhecimento precoce, pois ao perder a melanina, fica também sem a capacidade de defesa contra raios solares.

Sim. Mesmo na pele negra ou pacientes ruivos. A única diferença é que naqueles de pele mais escura, o vitiligo irá se destacar mais.

Como podemos te ajudar

Atualmente, existem resultados excelentes nos tratamentos contra a doença. O fato de não poder falar em cura, não quer dizer que não haja uma alternativa para saber conviver com isso. Durante o processo, o profissional visa cessar o aumento das lesões e também a repigmentação da pele. Existem medicamentos que induzem à repigmentação das regiões afetadas. A fototerapia e a crioterapia são recursos que também podem ser utilizados no tratamento do vitiligo.

Nossa clínica conta como responsável técnico Dr. Walter Pinheiro – CRM 7224 | RQE 7663. Dr. Walter Pinheiro é especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. Nosso objetivo é oferecer tratamento nas áreas clínica e estética utilizando recursos modernos e técnicas atualizadas na busca do melhor resultado para os nossos pacientes.

Dermatologista em Fortaleza com especialização em Dermatologia clínica e estética.

Aguardamos a sua visita para uma avaliação personalizada.

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/drwalter/public_html/wp-includes/functions.php on line 4673

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/drwalter/public_html/wp-content/plugins/really-simple-ssl/class-mixed-content-fixer.php on line 111