Pitiríase Versicolor

Conhecida como “Pano Branco” é uma micose superficial da pele causada por fungos do gênero Malassezia, que são leveduras que habitam o folículo piloso sem causar doença. Quando existem condições favoráveis para o crescimento do fungo, ele consegue invadir a pele e causar lesões características. Fatores externos também facilitam a infecção, como o calor e umidade.

O melhor jeito de prevenir esse tipo de micose de pele é manter uma higiene adequada e adotar uma boa rotina de cuidados.

O pano branco e o vitiligo são doenças de pele completamente diferentes. O vitiligo dão manchas normalmente bem mais brancas do que as de pano branco com a superfície lisa e às vezes, brilhosa. Sem falar que ela é uma micose de pele e não uma doença.

A micose é causada por um fungo já existente em nossa pele, mas que pode se proliferar excessivamente em pessoas predispostas, sob condições favoráveis, como calor e suor.

Existem sim fatores do hospedeiro que a favorecem, como  desnutrição, sudorese excessiva, uso de anticoncepcionais, de corticoides e imunossupressores.