O ressecamento das mãos pode ser provocado por diversos fatores externos e a melhor forma de prevenção é com os cuidados básicos no dia a dia.

Já se perguntou o que provoca o ressecamento da pele? Muitas das queixas sobre esse problema estão relacionadas principalmente a regiões mais visíveis do nosso corpo, como as mãos. 

Geralmente, elas sofrem essa alteração durante o inverno, quando as temperaturas e a umidade são mais baixas, no entanto, desde o início de 2020, devido às recomendações feitas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com relação à pandemia do Covid-19, os cuidados com a higienização das mãos têm sido redobrados. 

O uso de álcool em gel, a lavagem frequente com água e sabão e a utilização de produtos químicos para uma limpeza adequada de objetos e dos ambientes, para proteção contra o vírus, tem provocado o ressecamento dessa parte do corpo. 

No entanto, isto não significa que devemos deixar de usar tais itens!

Ressecamento das mãos

Muito pelo contrário! Eles são essenciais para eliminar fungos, bactérias e vírus que possam causar problemas à saúde. 

Portanto, partindo desse princípio, temos diversas maneiras simples que podem ser aplicadas no dia a dia, para deixar as mãos hidratadas e macias, mesmo com a utilização desses produtos. 

E para entender melhor o assunto, vamos explicar neste artigo como cuidar das mãos e evitar o seu ressecamento. Continue a leitura e confira!

O envelhecimento precoce da pele 

Assim como o rosto, o nosso corpo também passa pelo processo de envelhecimento, que provoca diversos efeitos na aparência, entre eles: o ressecamento. 

Esses sinais são mais intensos nas áreas expostas como os braços, pescoço e mãos. Uma das principais causas do envelhecimento precoce das mãos, por exemplo, é a falta do uso de filtro solar e a hidratação, como também a exposição a produtos químicos sem a devida proteção, neste caso:

Quando lavamos a louça sem luvas e utilizamos sabão para higienizar os objetos ou quando é feita a limpeza de ambientes com tais itens.

Visto isso, temos outros fatores externos que também podem gerar essa alteração nas mãos e assim deixá-las envelhecidas e com o aspecto áspero. 

Botox Dr. Walter

Causas mais comuns do ressecamento nas mãos

Além da utilização do álcool em gel e dos produtos de limpeza e higienização, existem outros fatores que podem provocar o ressecamento das mãos. Dentre os mais comuns, estão:

  • Não usar cremes hidratantes para mãos;
  • Banhos quentes e longos que remove a proteção natural da pele;
  • Idade avançada;
  • Má alimentação e pouco consumo de água ao longo do dia;
  • Alergias;
  • Problemas de saúde e o uso de medicamentos.
Ressecamento das mãos

Sinais de mãos ressecadas 

As mãos sempre estão expostas às agressões externas e por isso, sofre diversas alterações em sua aparência. O ressecamento, por exemplo, pode ser reconhecido através de diversos sinais, como:

  • Aspereza;
  • Irritação;
  • Descamação;
  • Fissuras;
  • Envelhecimento precoce da região.

O que fazer para evitar o ressecamento das mãos?

A principal forma de cuidar ou evitar as mãos ressecadas é com o uso de cremes hidratantes e outros produtos de tratamento para a prevenção e cuidados com a saúde cutânea. Os dermocosméticos que serão utilizados nesse processo de restauração ou de prevenção, devem ser indicados por um médico Dermatologista de confiança. 

Além disso, existem também algumas práticas básicas do dia a dia que podem melhorar a aparência da região, como é o caso da aplicação do protetor solar para prevenir o envelhecimento e o uso de sabonetes com ativos hidratantes em sua composição. 

Prevenção durante o uso dos produtos de limpeza e do álcool em gel

Ressecamento das mãos prevenção

Já no caso específico de prevenção durante o uso de produtos de limpeza e do álcool em gel, também temos algumas ações que podem ajudar a melhorar a aparência das mãos. 

Para quem utiliza com bastante frequência os produtos de limpeza, por exemplo, uma ótima dica é optar por aqueles que sejam formulados com pH neutros, pois são menos agressivos. Além disso, é importante evitar o contato direto com tais itens e, neste caso, as luvas são grandes aliadas na proteção, principalmente para pessoas alérgicas ou com pele muito sensível. 

Também é fundamental remover todo o resíduo das mãos, após a sua utilização durante a limpeza dos ambientes e de objetos, mesmo com o uso das luvas. 

Já no caso do álcool em gel, existem no mercado diversas opções com ação hidratante e com substâncias como aloe vera, para evitar justamente o ressecamento das mãos devido ao seu uso constante. 

Em conclusão

A consulta com o Dermatologista em casos de ressecamento das mãos após o uso de produtos ou até mesmo pela falta de cuidados, é essencial para diagnosticar qualquer problema que possa aparecer devido a essas alterações na pele e também para realizar o tratamento adequado com produtos indicados pelo profissional. 

Portanto, se você gostou do nosso conteúdo e deseja conhecer um pouco mais da clínica, agende agora uma consulta com o Dr. Walter Pinheiro e descubra como ele pode te ajudar a cuidar melhor da sua saúde.

Botox agendamento consulta

Deixe um comentário