A região dos olhos também merece atenção especial e alguns cuidados podem ajudar a combater manchas e olheiras que surgem por diversos fatores.

A região dos olhos é a parte mais sensível, fina e delicada da face, por isso, deve ser tratada com cuidados especiais, e isso inclui a necessidade de alguns produtos específicos. Essa área do rosto é que indica os primeiros sinais de envelhecimento da pele, como as linhas de expressão, bolsas e olheiras.

Em primeiro lugar:

Por ser mais fina, não possui proteção como as outras partes do corpo e infelizmente sempre está exposta aos danos externos, como os raios solares.

Como surgem as rugas ao redor dos olhos?

Além do fator envelhecimento, a movimentação constante da musculatura das pálpebras com movimentos de contração rápidas, como piscar e lacrimejar, influenciam no surgimento das temidas rugas e linhas de expressão. Normalmente uma rotina de cuidados básicos com produtos que contém antioxidantes, ajudam nesse processo para suavizar esses sinais da idade.

Portanto,

vale salientar que antes de iniciar algum tipo de tratamento em uma clínica ou em casa, é necessário fazer uma consulta com o Dermatologista para que ele indique como se deve cuidar dessa região, de acordo com cada caso.

Olheiras e Bolsas

 Todo mundo já sofreu ou sofre com essas marcas no rosto. As olheiras chegam a ser bem profundas em algumas pessoas e têm coloração formadas pela alta concentração de vasos sanguíneos ou melanina na pálpebra inferior. Geralmente são hereditárias e causam desconforto ao deixar a pele sem uniformidade, com aparência de cansaço em evidência.

Já as bolsas, são consequências do acúmulo de líquido ou gordura nessa região. Elas proporcionam um efeito visual de uma sombra abaixo dos olhos e os fatores mais comuns que influenciam no seu surgimento são: dormir pouco, má alimentação, ingestão de muito sal e de bebidas alcoólicas. Se elas são formadas por gorduras, normalmente é por influência do processo de envelhecimento, flacidez e comprometimento dos músculos ou ligamentos da face.

Veja também: A importância da autoestima

Em segundo lugar:

A importância da Vitamina C para essa região

Que a vitamina C é importante para manter a saúde em dia, muitos já sabiam. O que talvez seja desconhecido, é que ela tem diversos ativos que podem melhorar a aparência na região dos olhos. Sua substância possui a capacidade de clarear, iluminar e agir como antioxidante na pele, para remover a melanina e combater as manchas escuras dessa área.

Já no combate ao envelhecimento, a Vitamina C age estimulando o colágeno, a produção de elastina e ainda reforça a sustentação e firmeza da pele sensível e fina. Além disso, ainda diminui as bolsas e o aspecto de cansaço, melhorando a aparência e deixando o rosto mais iluminado.

Em terceiro lugar:

E, além dos ativos que podem ajudar a melhorar o aspecto da pele nessa região dos olhos, existem cuidados essenciais para manter a área bem iluminada e firme:

Portanto, confira 5 Dicas essenciais de como cuidar da região dos olhos

 1- Aposte em um creme hidratante específico para os olhos

O creme hidratante facial indicado pelo Dermatologista é indispensável para devolver toda água que a pele costuma perder ao longo do dia.

Mas,

para quem quer cuidar mais intensamente dessa região, devolvendo, por exemplo, a luminosidade e protegendo o rosto da flacidez, é importante fazer uma consulta com o especialista para que ele indique um creme mais específico para os olhos, que vai conter ativos que não agridem as áreas ao redor.

2 – Use produtos que combatem o envelhecimento precoce da pele nessa região

Outra opção é usar nessa região dos olhos, um creme antienvelhecimento, que vai complementar os cuidados e a proteção da pele. Por outro lado,

normalmente, esse tipo de produto contém ativos necessários para combater os sinais de envelhecimento precoce, como por exemplo, o retinol e colágeno, que ajudam a manter a elasticidade.

3 – Não esfolie olheiras nem as pálpebras

Esfoliar o rosto é maravilhoso, não é? Além de retirar as impurezas e células mortas, ainda garante uma pele com aspecto liso, macio e uniforme. Por outro lado,

o esfoliante, assim como as máscaras faciais, não devem ser aplicados na região das olheiras e nem das pálpebras, isto porque essas áreas são muito sensíveis e ficam sujeitas à irritações.

O mais indicado:

é passar o sabonete indicado pelo Dermatologista, de limpeza profunda e específico para o tipo de pele.

 4 – Compressa de gelo pode ajudar a desinchar os olhos

Ou seja, uma maneira pouco conhecida para diminuir o inchaço dos olhos em pouco tempo é com a compressa de gelo sobre a pele. Normalmente as pessoas utilizam desse método simples quando têm noites mal dormidas ou alergias. Mas, acima de tudo, antes de fazer qualquer coisa parecida, fale com o especialista e peça indicação de como melhorar sua aparência cansada ou se realmente pode optar pelo gelo.

 5 – Filtro solar para a região que ajudem a proteger

Pode parecer clichê, mas o uso do filtro solar é de extrema importância também na região ao redor dos olhos.

Portanto, a dica

para proteger essa área sensível do rosto, é aplicar o produto alguns minutos antes de sair de casa para não ficar exposta os fatores externos que prejudicam a pele.

Em conclusão: 
A região dos olhos também merece atenção especial!

Portanto, por ser mais fina do que o restante do rosto, a pele que reveste os olhos necessita de cuidados especiais e uma atenção maior. Passar produtos específicos para suavizar os sinais da idade, remover a maquiagem sempre antes de dormir ou após o banho, já ajuda a desacelerar o envelhecimento e evita manchas na região ao redor dos olhos.

Vale lembrar que por ser bastante delicada, essa área precisa ser manuseada com algodão durante a aplicação de produtos de cuidados diários, como demaquilantes.

Além disso,

para evitar problemas como olheiras, bolsas e até mesmo manchas, é necessário o uso de protetor solar específico para o tipo de pele. Não se esqueça que antes de iniciar algum tratamento ou cuidado mais profundo nessa região dos olhos. Acima de tudo,

é importante consultar o Dermatologista para que ele indique os produtos para cada caso.

Deixe um comentário