A poupança de colágeno é uma combinação de ações que visam estimular osativos que favorecem a pele nas reservas de proteína no organismo, retardando o envelhecimento. Claro que os resultados aparecem ao longo do tempo.

O tratamento consiste em cuidados rotineiros para prevenir contra a perda do colágeno – que vamos comentar mais à frente, combinada com o uso de bioestimuladores da proteína.

Os bioestimuladores agem a favor da “poupança de colágeno”, conseguindo frear o processo de envelhecimento cutâneo. Os procedimentos podem ser realizados na face, no pescoço e em diversas outras áreas do corpo, como no “tchauzinho” dos braços e flacidez abdominal.

Prevenção orgânica

Não tem jeito: Á medida que os anos passam, especialmente a partir dos 25 anos, a perda de colágeno acontece. Contudo, é possível se prevenir, com alguns hábitos simples. Vamos conhecer alguns deles?

Protetor solar: um grande aliado

Alterações na textura e estrutura da pele são uma parte normal do envelhecimento. O impacto em nossa pele acontece geralmente porque este órgão envelhece mais rápido do que outras partes do nosso corpo.

Ao contrário de nossos outros órgãos, nossa pele tem a desvantagem extra de estar altamente exposta a fatores ambientais, incluindo os raios destrutivos do sol. Uma vida inteira se aquecendo ao sol significa exposição crônica à irradiação UV – que causa o fotoenvelhecimento.

Além disso, as áreas do corpo que recebem mais sol, como rosto, pescoço, antebraços ou dorso das mãos, são áreas que estão no caminho certo para envelhecer rapidamente.

Dessa maneira, o uso do protetor solar, é imprescindível. E esse cuidado deve ser tomado desde cedo: é necessário que seja parte da rotina do indivíduo, independentemente de estarmos no verão ou no inverno.

As radiações UVA e UVB e levando à degradação do colágeno e consequentemente sinais de envelhecimento como rugas no rosto, flacidez e linhas de expressão.

É aconselhável usar protetor solar com índice de proteção 30 ou 50, dependendo do tom da pele. Uma consulta com seu Dermatologista é o bastante para obter a orientação necessária, bem como tirar dúvidas diversas.

Para uma adequada produção de vitamina D, aconselhado-se tomar sol durante pelo menos 15 minutos antes das 10 horas da manhã e depois das 16 horas, sem usar protetor solar.

Alimentação: proteína para dentro!

As fontes alimentares de proteínas como ovos, laticínios, carnes e leguminosas são imprescindíveis para fornecer os aminoácidos necessários, não apenas para a saúde de maneira geral, como para poupar colágeno.

Frutas cítricas e vermelhas também são potentes aliadas para quem deseja ter um envelhecimento de pele mais lento, já que o colágeno presente nas proteínas não age por si só para sua reposição no corpo.

A vitamina C é uma das mais importantes aliadas em todo o processo, além de ser um excelente antioxidante. É possível encontrar grandes quantidades de vitamina C na acerola, laranja, amoras, mirtilos, limões, abacaxi, goiaba, kiwi e muitas outras frutas.

O que evitar?

Alguns produtos e hábitos também são contraproducentes para a produção de colágeno. O consumo excessivo de bebidas alcoólicas e o tabagismo são dois fatores de peso para quem deseja uma poupança de colágeno efetiva.

Açúcar e outros carboidratos refinados – como pães brancos e outras massas -, também interferem negativamente na síntese e absorção de colágeno. Por este motivo, substitua na sua dieta os carboidratos simples por integrais. Existem muitas opções nos mercados.

Tratamento e Poupança de Colágeno

Para frear o processo de envelhecimento cutâneo, alguns procedimentos podem ser realizados. Com duração de dois a 4 anos, a ser definida pelo Dermatologista encarregado, o números de sessões pode chegar a três no mês.
Como acontece na duração geral, a quantidade de procedimentos é decidida pelo especialista, de acordo com a necessidade de cada paciente.

Os bioestimuladores de colágeno são substâncias que quando introduzidas na nossa pele tem a função de estimular a produção de colágeno, agindo na recuperação, firmeza e elasticidade da pele.

Os bioestimuladores podem ser introduzidos em qualquer região do nosso corpo além do rosto, tais como: dorso de mãos, pescoço, região do colo, braços e pernas, dentre outros. O tratamento consiste em injetar a substância na derme profunda, a camada intermediária da pele.

Uma vez injetada, o bioestimulador incitará a produção de colágeno. Este tratamento é considerado minimamente invasivo, com pouco ou nenhum tempo de inatividade, e seu efeito é gradual.

Para aqueles que desejam envelhecer na sua melhor versão, a melhor opção é investir desde já na poupança de colágeno! Nunca é cedo demais para dar início à sua poupança.

A Clínica Dr Walter Pinheiro, localizada em Fortaleza, realiza este e diversos outros procedimentos estéticos, para que a sua autoestima não seja afetada com o passar dos anos. Para marcar a sua consulta, ligue para os algum dos nossos telefones: (85) 3486-6056 / 99999-2934.

Deixe um comentário