fbpx
8 Mitos comuns sobre a Toxina Botulínica
toxina-Botulínica1

A aplicação da toxina botulínica é um procedimento cada vez mais popular, mas que ainda é cercado por diversos mitos, geralmente provindos da falta de conhecimento sobre o assunto.

Parte dessa curiosidade se manifesta pela simplicidade da técnica, além dos benefícios para a pele, somado ao resultado positivo na grande maioria dos casos. Isso, claro, quando feito por profissionais experientes e capacitados.

Por esse motivo, separamos para você oito mitos comuns a respeito da toxina botulínica, para esclarecer, de uma vez por todas, esses factóides e dúvidas.

1 – “A toxina botulínica só deve ser usada para tratamento estético”

Mito. Esse é um dos factóides mais amplamente divulgados por aí, já que costumamos ver estrelas do cinema fazendo o procedimento por razões estéticas.

O que muitas pessoas não sabem, é que a toxina botulínica também é indicada para controlar o suor nas axilas, pés e mãos. Além disso, a paralisia facial é outra condição em que a substância pode ser usada. E para aqueles que sofrem de intensas enxaquecas e cefaleias tensionais, a toxina é indicada, desde que um profissional avalie o caso e realize o procedimento.

2 – “Aplicação da toxina botulínica e preenchimento podem ser considerados a mesma coisa”

Mito. Ambos procedimentos são populares, mas possuem diferentes técnicas e objetivos. O preenchimento serve para rejuvenescer a pele, reduzindo sua flacidez, e assim, repõe o volume perdido.

Homem recebendo toxina botulínica

Já a aplicação da toxina botulínica paralisa o músculo, para evitar o seu movimento. Isso acontece porque é a partir das contrações musculares que nascem as rugas acentuadas. Então, a toxina não apenas previne a visibilidade dessas marcas de expressão, como impede a formação de novas rugas.

3 – “Só vale a pena colocar a toxina botulínica quando já tiver linhas de expressão aparentes”

Mito. O ideal é fazer a primeira aplicação antes disso, justamente antecipando o aparecimento das linhas de expressão e rugas, e evitando que novas se formem. Por isso, essa utilização “antecipada” da toxina chama-se aplicação preventiva.

Aqueles que optam por fazer o procedimento quando as linhas de expressão surgem, podem enfrentar dificuldades no processo de recuperação da pele.

4 – “Apenas as mulheres podem ser submetidas ao procedimento”

Mito. A aplicação da toxina botulínica serve para os homens da mesma maneira que às mulheres. Por mais que vejamos mais pessoas do gênero feminino optando por este procedimento, que é minimamente invasivo, qualquer pessoa a partir dos 18 anos pode fazê-lo.

O público masculino, inclusive, tem se rendido aos procedimentos estéticos, fato que inclui, sem dúvidas, a toxina botulínica – que, como já falamos, serve também para outros fins.

5 – “Quem aplica Botox fica sem expressão facial”

Mito. Esse factóide é um dos mais populares por aí, por causa do exagero de pessoas famosas e sub celebridades, bem como pela escolha de profissionais que não têm experiência suficiente no ramo.

A toxina botulínica relaxa o músculo da região injetada e só há risco deste agravante quando aplicado em excesso ou em locais errados. O nível de relaxamento vai depender da dosagem e do cronograma de aplicação planejado pelo Dermatologista responsável.

6 – “Posso tratar qualquer tipo de rugas com o botox”

Mito. As rugas de expressão são tratadas com a toxina botulínica, outros tipos de rugas e imperfeições devem ser abordadas com demais procedimentos ou uma combinação de vários deles.

As de expressão, por sua vez, podem ser classificadas em duas categorias: estáticas e dinâmicas. As estáticas são profundas e costumam surgir após os 30 anos de idade, se revelando com maior destaque ao atingir os 50 anos.

A toxina é muito efetiva nas rugas dinâmicas que são as que aparecem assim que se faz o movimento muscular. O melhor efeito se dá nas regiões onde os músculos podem ser paralisados por completo, como as marcas de expressão entre os olhos, na testa e nos famosos pés de galinha. As rugas estáticas também podem ser tratadas com a toxina, mas não são alcançados os mesmos resultados.

7 – “O procedimento tem efeito imediato”

Mito. Os resultados da aplicação da toxina botulínica não podem ser vistos na mesma hora. A partir do terceiro dia é que eles começam a aparecer. É muito importante, por esses e outros fatores, que você converse bastante com seu Dermatologista, para alinhar as expectativas em relação ao procedimento.

Consulta medica

8 – “Os efeitos colaterais da toxina botulínica são excessivos”

Mito. É claro que em menor ou maior grau, qualquer procedimento possui algum efeito, mas em relação à aplicação da toxina eles são quase inexistentes.

Um pouco de dor na área da injeção pode ser comum e natural. Alguma fraqueza nos músculos vizinhos ao local da aplicação e dor de cabeça também podem ocorrer. Mas nada exagerado ou permanente.

Em conclusão

A aplicação da toxina botulínica é o procedimento mais realizado na Dermatologia estética, tendo como objetivo principal suavizar e/ou prevenir as rugas de expressão. A metodologia pode ser usada também para o tratamento da enxaqueca e para o excesso de suor (hiperidrose), principalmente quando se trata das axilas.

OUTROS ARTIGOS