O chocolate é um grande aliado da pele se consumido com moderação e ainda pode promover sensação de bem-estar.

Chocolate é bom demais, não é mesmo? Mas, muitas pessoas ainda têm receio de saborear em excesso os doces desse derivado do cacau, pois acreditam que ele deixa a pele mais oleosa e estimula o surgimento de acne não só pelo rosto, mas também em outras regiões do corpo. Contudo, ao contrário do que pensam, o chocolate é um grande aliado da saúde da pele e traz diversos benefícios. 

Além de promover a sensação de bem-estar, esse doce é considerado funcional, pois protege a pele de uma ação danosa dos radicais livres e estimula a renovação das células. Segundo os especialistas, o chocolate também possui um alto teor de gordura boa, que tem potencial hidratante e calmante. 

Como é feito com base nas propriedades retiradas do cacau, o chocolate ainda pode retardar o envelhecimento precoce da pele e estimular os processos de rejuvenescimento. A fruta, ainda tem diversos elementos que podem contribuir para a saúde, como: vitaminas, minerais e ácido que são importantes para manter a derme saudável. 

Mas, diante de tantos benefícios e com tanta variedade no mercado, você deve está se perguntando: 

Qual a melhor opção de chocolate para manter a pele saudável? 

Como já citamos acima, o chocolate possui diversos benefícios e junto às suas propriedades, existe uma substância chamada “polifenol”, que atua positivamente na pele. 

“Por ter fortes propriedades antioxidantes, ajuda a combater os radicais livres que são minúsculos ladrões que roubam o oxigênio das células e fazem com que elas fiquem inflamadas”, revelam os especialistas. 

Contudo, há um ponto em questão que deve ser levado em consideração pelos consumidores desse doce tão desejado. Por conta da quantidade de açúcar e gordura presente no chocolate branco e ao leite, existe a possibilidade de inflamação e envelhecimento da pele, por isso, os especialistas não recomendam o consumo desse tipo de doce. 

Segundo eles, a melhor opção para os apaixonados por Chocolate e, principalmente, para as pessoas com pele seca, é o tipo amargo, com 50% ou 70% de cacau.

Consumo de chocolate causa acne?

Não há nenhum estudo que comprove a relação do doce com o surgimento de acne na pele,  porém, os chocolates brancos e ao leite,

como já dissemos anteriormente, devem ser evitados pois possuem muita gordura e açúcar que apresentam alto índice glicêmico. 

Isto significa que, podem estimular a produção de sebo pelas glândulas sebáceas, aumentando a oleosidade da pele e consequentemente a quantidade de espinhas. Por isso, os especialistas recomendam o consumo de chocolate amargo ao invés do tradicional ao leite. 

E como combater os efeitos do açúcar do chocolate na pele?

Como já relatamos acima, para prevenir sua pele contra espinhas, é importante evitar não só o chocolate ao leite e branco, como também outros alimentos gordurosos, como doces, massas e refrigerantes.

Além disso,

nos cuidados diários é fundamental inserir produtos que tenham ação antiglicante e antioxidante, que neutralizam os radicais livres. Assim, combinando o consumo de chocolates menos glicêmicos com esses dermocosméticos, a sua pele ficará livre de acne e saudável. 

Benefícios para cabelos e unhas

Além de trazer benefícios para a pele, o chocolate também é importante aliado dos cabelos e unhas. Ele possui uma substância chamada de “Oligoelemento”, que tem ação antioxidante, hidratante e nutritiva. 

Esse ingrediente também é rico em ácidos graxos, que são responsáveis por evitar o ressecamento ou perda de água, magnésio, potássio, cafeína e vitaminas A, D, E E K. Não é a toa, que no mercado existem diversos produtos a base de chocolate para cuidar dessas áreas. 

Moderar é o segredo!

Apesar dos seus benefícios, o consumo do chocolate, exige muita cautela?

VERDADE!

O excesso pode sim causar alguns danos a pele e a outras regiões do corpo, devido ao alto índice calórico que possui e também a gordura e açúcar presente em sua composição.

Além disso pode causar o ganho de peso, que leva a obesidade e o aumento da glicemia. Por isso, é necessário ficar atento e não exagerar, pois como dizem por aí: “tudo em excesso, faz mal”. 

É importante também ressaltar que o consumo de chocolate amargo traz mais benefícios que o branco ou ao leite. Portanto, o doce que tiver pelo menos 50% de cacau, em sua composição, tem menos chances de causar danos a saúde, se consumido com moderação. 

Em suma:

Se ainda possui receio com relação ao chocolate, lembre-se que ps cuidados diários com a pele como limpeza e hidratação são fundamentais para ajudar a prevenir o surgimento de acne, mesmo consumido o alimento. 

Deixe um comentário