fbpx
Microagulhamento: saiba tudo sobre esta técnica
2021 (8)

O microagulhamento é um tratamento realizado por meio de dispositivos compostos por pequenas agulhas que causam microperfurações na pele, trazendo melhora da qualidade, textura e firmeza, além de reduzir a pigmentação de manchas.

As principais indicações do microagulhamento são: rejuvenescimento facial, melasma, cicatrizes de acne e estrias.

Melasma

O melasma é uma condição comum que aparece como manchas irregulares de pigmentação bronzeada, marrom ou marrom-acinzentada, geralmente no rosto.

O melasma afeta as mulheres com muito mais frequência do que os homens. Pacientes com pele mais escura também são mais propensos a desenvolver melasma.

O gatilho mais comum para o melasma é a luz ultravioleta da exposição ao sol. Este acometimento pode se desenvolver como resultado de alterações hormonais devido à gravidez ou a certos medicamentos, como contraceptivos orais.

Recentemente, pesquisas descobriram que a luz azul emitida por lâmpadas, telas de computador e outros dispositivos eletrônicos pode piorar a condição. O melasma tende a ocorrer em famílias, o que também aponta para um componente genético desse distúrbio.

Acne

A acne é uma condição da pele que ocorre quando os folículos capilares ficam entupidos com óleo e células mortas da pele. Causa espinhas e cravos. A acne é mais comum entre os adolescentes, embora afete pessoas de todas as idades.

Dependendo de sua gravidade, a acne pode causar sofrimento emocional e cicatrizes na pele. Quanto mais cedo o tratamento for iniciado, menor será o risco de tais problemas.

Estria

As estrias são estrias que aparecem no abdômen, seios, quadris, nádegas ou outros lugares do corpo. Eles são comuns em mulheres grávidas, especialmente durante o último trimestre da gestação.

As estrias não são dolorosas ou prejudiciais, mas algumas pessoas não gostam da aparência da pele. O micronagulhamento envolve um dispositivo portátil com pequenas agulhas que estimulam o crescimento de colágeno.

Esta técnica tem menos risco de alterações de pigmentação do que a terapia a laser. Por este motivo, é a abordagem inicial mais utilizada em peles naturalmente escuras.

O microagulhamento utiliza um dispositivo com pontas de agulha muito finas e afiadas para fazer perfurações na pele. A funcionalidade por trás do deste procedimento é que, uma vez que o corpo sente as pequenas picadas, ele trabalha para curar esses cortes, resultando em uma aparência renovada.

As perfurações são apenas no nível da superfície, então a dor é mínima. Esse processo trabalha para rejuvenescer a pele, aumentando a produção de colágeno, o que, por sua vez, reduz a aparência de rugas e linhas finas e eleva a textura geral da pele.

Alguns dos benefícios do Microagulhamento:

Melhora a textura da pele;
Estimula a produção de colágeno;
Pode ajudar a reduzir cicatrizes e hiperpigmentação;
Pode reduzir o aparecimento de rugas.

O resultado mais proeminente do microagulhamento é a indução de colágeno e de outras fibras naturais na pele, bem como o espessamento da epiderme.

Quanto tempo demora para cicatrizar a pele do rosto após os procedimentos?

O tempo de cicatrização depende de vários fatores, entre eles, o tamanho da área de pele que foi tratada pelo procedimento, a profundidade causada pelo instrumento utilizado e a própria saúde do paciente em questão.

O microagulhamento por si só tem efeitos modestos, como melhora na textura e maciez da pele. Mas quando a radiofrequência é adicionada, o microagulhamento pode ter um impacto maior.

Ondas de radiofrequência percorrem as agulhas para aquecer a derme, o que pode melhorar a produção de colágeno.

Os pacientes podem ver uma melhora nas rugas leves, cicatrizes de acne e leve endurecimento da pele quando combinado com radiofrequência.

O microagulhamento no consultório do Dermatologista também é feito com agulhas mais afiadas, o que melhora os resultados que os pacientes veem.

Em termos de dor, é um tratamento tolerável, que costuma durar 20 minutos. A testa, linha do cabelo e áreas do maxilar podem ficar mais sensíveis do que outros locais da face.

 

OUTROS ARTIGOS