As linhas de expressão são causadas principalmente pelo envelhecimento. À medida que o tempo passa, a pele perde elasticidade e não retorna facilmente à sua forma original.

Outros fatores que contribuem para existirem as rugas são:

Genética

Seu DNA determina se você tem o tipo de pele que é resistente e pode retardar linhas ou o tipo de pele que é mais propensa a linhas e rugas.

Luz solar

Os raios ultravioletas do sol quebram a elastina e o colágeno da pele, tornando-a mais suscetível à formação de rugas.

Expressões faciais repetidas

Se houver uma expressão facial que você faz com frequência (como franzir a testa, sorrir, apertar os olhos ou franzir as sobrancelhas), é mais provável que tenha linhas de expressão mais acentuadas.

Estresse

Isso pode causar tensão facial, o que pode levar a uma expressão facial repetida, causando, assim, rugas de expressão.

Cigarro

O movimento repetido de fumar um cigarro ou charuto pode causar rugas ao redor da boca. A fumaça do tabaco inalada causa linhas devido ao estreitamento dos vasos sanguíneos, que então distribuem menos sangue oxigenado para esses tecidos.

Saúde Mental X linhas de expressão

Homem grisalho de cabeça baixa com mão na testa

Os sinais de envelhecimento podem ser difíceis para qualquer mulher lidar. Estamos cercados por sinais não tão sutis de que a sociedade valoriza a beleza feminina muitas vezes apenas na forma de alguém mais jovem.

Sabemos, na maioria do tempo, que existem mais coisas a seu favor do que apenas um rosto, mas pode ser difícil ver as linhas de expressão se acumularem, e sentir-se menos admirável.

Alguns dados colhidos em pesquisas mundo afora:

O sinal visível do envelhecimento que mais atinge as mulheres são as rugas – seguido de flacidez e tom de pele irregular;
Mais da metade das mulheres afirma se sentir, às vezes, constrangida com os sinais do envelhecimento;
Em média, as mulheres dizem que há uma lacuna de oito anos entre como se sentem e como se parecem;
Se pudessem parecer alguns anos mais jovens, 31% ficariam mais confiantes, 15% se sentiriam mais como elas mesmas, 11% estariam mais relaxadas e 9% mais felizes.

É impossível dizer que essas informações são particularmente surpreendentes, mas uma coisa que chama a atenção é que parecer mais jovem faria com que muitas mulheres se sentissem mais como elas mesmas ao se olharem no espelho.

A percepção de uma mulher sobre seu “melhor eu” é muitas vezes baseada em uma avaliação amplamente física. No meio disso, é possível esquecer que, à medida que envelhecemos, melhoramos. Famílias são criadas, propósitos são encontrados, bem como as pessoas certas para amar e inspirar.

Como evitar as linhas de expressão sem sair de casa?

Embora muitas pessoas recorram a tratamentos para suavizar rugas na testa, existem algumas maneiras simples de começar a lidar com essas linhas de expressão com medidas preventivas. Conheça algumas delas:

Protetor solar

Mulher sorridente passando protetor solar

Use protetor solar no rosto todos os dias. Não esqueça que os raios ultravioleta do sol estão presentes mesmo em dias nublados e durante o inverno. Além disso, utilize óculos escuros. Eles não só evitam que você aperte os olhos, como também protegem a pele ao redor dos olhos.

Dieta saudável

Adote uma alimentação cuidadosa, que inclua muita água. A hidratação adequada ajuda na defesa contra as rugas faciais. Considere também tomar um suplemento que inclua ácidos graxos ômega-3 para ajudar na hidratação da pele.

Durma o suficiente para permitir que a pele possa descansar. É necessário um sono de qualidade, até mais do que a quantidade de horas dormidas.

Invista nos hidratantes

Hidrate o rosto pelo menos três vezes ao dia. Use seu hidratante favorito. Não se esqueça da pele entre seus olhos e sobrancelhas.

Esfoliantes

Adote essa prática algumas vezes por semana. Use seu esfoliante favorito para limpar as células mortas da pele.

Alimentos que fazem bem para a pele

A nutrição é importante para a saúde. Uma dieta pouco saudável pode prejudicar o metabolismo, aumentar o peso e até mesmo danificar órgãos, como o coração e o fígado.

Mas o que você come também afeta outro órgão – sua pele.

À medida que os cientistas aprendem mais sobre dieta e corpo, fica cada vez mais claro que o que você come pode afetar significativamente a saúde e o envelhecimento da pele. Conheça alguns alimentos que podem trazer melhorias para a sua pele:

Peixes gordurosos

Mulher comendo torrada com abacate e salmão em cima para evitar as linhas de expressão

Alguns peixes, como salmão, robalo, sardinha e bagre são alimentos excelentes para uma pele saudável. Eles são fontes ricas em ácidos graxos ômega-3, que são importantes para manter a saúde da pele.

Os ácidos graxos ômega-3 são necessários para ajudar a manter a pele espessa, flexível e hidratada. Na verdade, uma deficiência dessa gordura pode causar secura na pele.

Alguns estudos mostram que os suplementos de óleo de peixe podem ajudar a combater doenças inflamatórias e autoimunes que afetam a pele, como psoríase e lúpus.

Abacate para combater as linhas de expressão

Os abacates são ricos em gorduras saudáveis. Essas gorduras beneficiam muitas funções do corpo, incluindo a saúde da pele.

Obter o suficiente dessas gorduras é essencial para ajudar a manter a pele flexível e hidratada.

Um estudo envolvendo mais de 700 mulheres descobriu que uma alta ingestão de gordura total – especificamente os tipos de gorduras saudáveis encontradas nos abacates – estava associada a uma pele mais flexível e elástica.

Evidências preliminares também mostram que o abacate contém compostos que podem ajudar a proteger a pele dos danos do sol. Os estragos causados pelos raios ultravioleta podem causar rugas e outros sinais de envelhecimento.

Nozes

As nozes possuem muitas características que as tornam um excelente alimento para uma pele saudável. Elas são uma boa fonte de ácidos graxos essenciais, que são gorduras que seu corpo não pode produzir sozinho.

Esse alimento contém diversos nutrientes que a pele precisa para funcionar corretamente e se manter saudável.

Batata doce

O betacaroteno é um nutriente encontrado nas plantas. Ele funciona como pró-vitamina A, o que significa que pode ser convertido em vitamina A no corpo. O betacaroteno é encontrado em laranjas e vegetais como cenoura, espinafre e batata-doce

Carotenóides, como o betacaroteno, ajudam a manter sua pele saudável, agindo como um protetor solar natural.

Tratamento estético: MD Codes

Rosto feminino com áreas mapeadas

MD Codes é uma técnica de rejuvenescimento e sustentação facial, que consiste na aplicação do ácido hialurônico em locais específicos do rosto.

As possibilidades de tratamento com preenchedores injetáveis ​​se expandiram muito de uma década atrás até os dias de hoje. É fácil antever que daqui a mais dez anos essa técnica terá se desenvolvido muito mais.

Na clínica DR Walter Pinheiro este procedimento é realizado e satisfaz muitas clientes que precisam renovar suas autoestimas. Por isso, se você tem interesse em saber mais sobre o MD Codes, acesse o nosso artigo sobre esta técnica.

Deixe um comentário