fbpx
Eflúvio telógeno X MMP Capilar
Mulher submetida a procedimento estético MMP Capilar

Eflúvio telógeno é uma condição que se caracteriza pelo aumento da queda diária de fios de cabelo. Seu aumento é visto principalmente naquele bolo que cai no chuveiro ou fica na escova quando penteamos. O eflúvio se divide em dois tipos: agudo e crônico.

São subtítulos que compartilham a queixa de queda aguda, mas são clinicamente distintos. Existem dois tipos de manifestação desse acometimento: agudo e crônico.

Eflúvio telógeno agudo: o Eflúvio telógeno agudo é uma forma não cicatricial de perda de cabelo difusa, sem evidência clínica ou histológica de inflamação e pode afetar até 50% dos cabelos do couro cabeludo.

Eflúvio telógeno crônico: em alguns pacientes, a queda de cabelo continua a ser intermitente ou continuamente maior do que o normal por longos períodos de tempo, às vezes por anos. O ciclo do cabelo parece ser reiniciado para que o período anágeno seja encurtado.

O eflúvio telógeno crônico geralmente se apresenta em mulheres que realmente continuam a ter cabelos bastante grossos e moderadamente longos – isso ocorre porque elas percebem a queda de cabelo mais do que aquelas com cabelos mais finos ou mais curtos. O eflúvio telógeno não causa calvície completa, embora possa desmascarar uma tendência genética à calvície genética, ou seja, queda de cabelo de padrão feminino ou, nos homens, queda de cabelo de padrão masculino.

O mecanismo do eflúvio telógeno crônico não é bem compreendido. Mulheres de meia-idade com um longo curso flutuante de eflúvio telógeno, produzindo afinamento generalizado com duração de muitos anos, têm estudos hormonais normais.

Prevenção

Não existe uma maneira segura de prevenir-se contra o eflúvio telógeno. Contudo, existem situações nas quais seu surgimento é mais esperado, como na fase do pós-parto, em que é comum ocorrer queda dos fios por dois ou três meses.

Neste caso, aconselhável orientar a paciente a procurar um dermatologista logo no início do problema. Para aqueles que passaram por uma cirurgia bariátrica ou dieta emagrecedora, é importante orientar para que busquem ajuda assim que notarem a queda acentuada dos fios e obtenham orientação para a melhor conduta do caso.

MMP Capilar

O MMP Capilar é uma técnica moderna que consiste na microinfusão de medicamentos estéreis diretamente no couro cabeludo, em locais específicos, proporcionando resultados mais rápidos e eficazes; o procedimento é seguro e praticamente indolor.

Indicações

A terapia com MMP Capilar é destinada principalmente à redução da perda de cabelo acentuada e tratamento para calvície masculina ou alopecia androgenética feminina. O tratamento pode realizar ainda a aplicação de vitaminas para o cabelo crescer.

O tratamento costuma ser antecedido por aplicação de luz de LED no couro cabeludo, uma etapa preparatória indolor que ajuda a estimular o metabolismo para receber os medicamentos.

A resposta ao tratamento pode variar conforme o organismo de cada paciente, sendo importante seguir as recomendações médicas para efeitos mais expressivos e duradouros.

Segurança

Uma das características mais marcantes sobre o MMP Capilar é uma segurança maior com as substâncias atuando somente na região desejada sem aumentar os riscos de reações, efeitos colaterais ou alergias.

Vantagens

MMP tem sido eficiente para tratar patologias capilares como eflúvio telógeno e alopecias, com respostas que podem variar para cada indivíduo dependendo do diagnóstico.

Em geral são indicadas 4 a 6 sessões em intervalos de 20 a 30 dias, mas tudo isso depende da resposta do paciente.

Mais uma vantagem em relação ao MMP é que por ser uma técnica personalizável, podendo o médico adaptar e ajustar a infusão de acordo com a necessidade de cada paciente.

 

OUTROS ARTIGOS