O envelhecimento da pele e o surgimento de acne podem ser provocados também pelo excesso de açúcar no organismo. Entenda!

Os sinais de envelhecimento da pele geralmente começam a surgir após os 25 anos, tanto para homens, quanto para as mulheres. Durante essa fase, é comum a busca pelo rejuvenescimento por meio de tratamentos estéticos que entregam um resultado rápido e deixam a aparência mais jovem. 

No entanto, antes de escolher um procedimento para diminuir os sinais aparentes da idade, é preciso estar atento aos cuidados diários de higienização da pele e também a alimentação. 

Você sabia que manter uma alimentação balanceada pode fazer toda diferença para sua saúde cutânea?

Não é apenas os produtos de beleza e os dermocosméticos que ajudam a manter uma pele saudável. Os alimentos ricos em vitaminas e fibras também são grandes aliados nesse processo. 

Mas, nem todo mundo consegue seguir uma dieta regular. Um exemplo típico dessa falta de disciplina, é o excesso de açúcar consumido durante o dia. 

Diferente dos alimentos ricos em vitaminas e fibras, como já citamos acima, sabia que esse excesso de açúcar pode causar danos à pele e provocar o seu envelhecimento precoce? 

Ficou curioso (a)? 

Continue a leitura e descubra por que os especialistas não recomendam esse tipo de alimentação exagerada. 

pele jovem

Efeitos comuns na pele do excesso de açúcar 

Como já sabemos: tudo em excesso faz mal à saúde.

Portanto, assim como outros alimentos, o consumo em excesso do açúcar pode promover no organismo um processo, pouco conhecido, chamado de: glicação. 

Ela, nada mais é do que uma reação natural do corpo na qual carboidratos, como a glicose, se ligam permanentemente e assim danificam proteínas importantes, como o colágeno. 

E o que isto significa? 

Perda de colágeno na pele

Primeiramente, sabemos que o colágeno é o grande responsável pela firmeza da nossa pele. Se sua produção foi prejudicada devido a esse excesso de açúcar no organismo, possivelmente podemos ter flacidez, o surgimento de rugas e linhas de expressão. 

Acne e Oleosidade

Outro problema bastante comum provocado por esse alimento é o aumento de espinhas. 

Por exemplo: quando ingerimos açúcar refinado ou refrigerantes, que possuem em sua composição uma grande quantidade de açúcar, o corpo reage com inflamações, neste caso, há um aumento na produção de sebo que por consequência, deixa a pele mais oleosa, com grande possibilidade do surgimento de cravos e acne. 

IMPORTANTE SABER:

Antes de escolher um tratamento ou procedimento estético para melhorar a aparência, é preciso estar atento também aos alimentos que são ingeridos e não exagerar na sua dose, pois manter uma dieta equilibrada pode contribuir para a saúde cutânea. 

pele e alimentação

Confira abaixo alguns cuidados básicos no dia a dia que podem ajudar na prevenção dos efeitos do açúcar em excesso na pele. 

Cuidados essenciais na alimentação 

Em primeiro lugar, para evitar os efeitos negativos do açúcar em excesso, é preciso manter uma alimentação adequada à necessidade de cada pessoa. É importante consultar um nutricionista junto ao Dermatologista, para que uma dieta seja elaborada de comum acordo e assim ambos possam contribuir nesse processo de cuidados e prevenção com saúde do paciente. Portanto, os primeiros passos para quem deseja alinhar a alimentação com os cuidados com a pele, são: 

  • Manter uma alimentação equilibrada;
  • Evitar massas, doces e refrigerantes em excesso;
  • Preferir dieta com fibras, antioxidantes e gorduras boas. 

Logicamente que, além desse equilíbrio com os alimentos que possuem açúcar em sua composição, é preciso manter a rotina diária de higienização da pele. 

A higienização da pele

Sabemos o quanto é necessário higienizar corretamente a nossa pele, por isso, é preciso sempre lembrar da importância de seguir algumas etapas essenciais durante o dia a dia. 

Ao levantar, por exemplo, é fundamental lavar o rosto após o banho, com um sabonete ou gel de limpeza específico. Logo em seguida, não se deve esquecer de passar um protetor solar com hidratação para manter a pele protegida e macia ao longo da rotina. 

À noite, é recomendável uma higienização mais profunda, com sabonete ou gel de limpeza, esfoliante e hidratante. 

Lembrando que, todo esse processo deve fazer parte de uma rotina diária com uso de dermocosméticos indicados por um Dermatologista de confiança. 

Afinal:

Você vai ao Dermatologista com frequência? Sabe da importância desse profissional para sua saúde?

excesso de açúcar na pele

A importância da consulta ao Dermatologista

Partindo do princípio, de que o açúcar em excesso pode fazer mal à pele, a Consulta com um Dermatologista para quem deseja remover tudo o que for prejudicial à saúde cutânea, é essencial.

Ele é o profissional mais capacitado que vai orientar os pacientes aos cuidados básicos para a prevenção do envelhecimento precoce e a diminuição dos efeitos negativos causados pelo excesso deste alimento no organismo. 

O Dr. Walter Pinheiro, o nosso Médico Dermatologista, pode ajudar você a cuidar melhor da sua pele e indicar, após uma consulta, o tratamento clínico ou procedimento estético mais adequado ao seu caso. 

Gostou do nosso conteúdo? Ficou interessado? 

Agende agora uma consulta!

Deixe um comentário


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/drwalter/public_html/wp-includes/functions.php on line 4757

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/drwalter/public_html/wp-content/plugins/really-simple-ssl/class-mixed-content-fixer.php on line 110