A Dermatite Seborreica é uma inflamação na pele que atinge a região facial e principalmente o couro cabeludo. Entenda!

Sabia que a Dermatite Seborreica atinge cerca de 20% da população mundial? Segundo a SBD – Sociedade Brasileira de Dermatologia, essa doença se trata de uma inflamação na pele e pode causar principalmente a descamação e vermelhidão em diversas áreas do rosto. 

Hoje em dia, por exemplo, é possível diagnosticá-la, por meio de uma consulta ao médico Dermatologista. 

Outra coisa que também precisa ser esclarecida com relação a essa Dermatite é que ela não é contagiosa. Isso mesmo! 

A condição além de não contagiar outras pessoas, também não é provocada pela falta de higiene, como muitos imaginam. No entanto, manter um hábito saudável de higienização pode ajudar a prevenir contra diversas complicações, principalmente aquelas relacionadas à saúde capilar. 

Mas, por que a saúde capilar precisa de uma atenção especial quando se fala da Dermatite? 

Porque, justamente o couro cabeludo é o local mais atingido por essa doença, devido ao grande número de glândulas sebáceas que ali existem. 

Por isso, é importante manter alguns cuidados e hábitos saudáveis na rotina! 

E para que você entenda um pouco melhor sobre este assunto, vamos esclarecer algumas dúvidas com relação à doença e como tratá-la. Continue a leitura e confira!

Dermatite couro cabeludo

O que provoca essa doença na pele? 

A Dermatite Seborreica não possui uma causa específica e nem é provocada pelas glândulas sebáceas. Mas, grande parte dos homens e mulheres que são acometidos por ela têm um aumento na produção do sebo. 

Portanto, esse excesso de oleosidade nas áreas atingidas pode ser considerado um fator muito predominante para o surgimento da inflamação na pele. 

Mas, existem também outros sintomas que podem indicar a Dermatite, que são:

  • As caspas;
  • Escamas amareladas que são oleosas e ardem; 
  • Muita coceira que pode piorar a área infectada pelo ato de “cutucar” a pele;
  • Vermelhidão 
  • Perda de cabelo;

É importante também ressaltar que as caspas, por exemplo, são provocadas pela descamação no couro cabeludo e, portanto, podem surgir em outras regiões com pelos, como nas sobrancelhas, barbas e até mesmo na região torácica para os homens. 

Áreas que podem ser afetadas pela Dermatite Seborreica

Dermatite áreas afetadas

Agora que você já sabe o que é e quais os sinais, precisa entender em quais áreas a Dermatite Seborreica pode surgir. 

Diferentemente da Dermatite Atópica, que pode acometer inúmeras regiões do corpo, a Seborreica, geralmente surge na região facial, entre o pescoço, nariz, lábios, atrás das orelhas, pálpebras, testa e como já foi dito algumas vezes, no couro cabeludo. 

E porque ela afeta mais a região facial? 

Justamente, porque é nessa área do corpo que temos mais glândulas sebáceas, ao qual, produzem a oleosidade ou sebo e provocam o surgimento dos demais sinais da inflamação.

Por isso, para identificar e diagnosticar corretamente essa Dermatite e demais doenças relacionadas à saúde cutânea, é preciso ir ao Dermatologista.

dermatite agendar consulta

Esse profissional é o mais capacitado para indicar o tratamento mais adequado para cada paciente e os produtos necessários para cuidar e aliviar os sinais e sintomas dessa e de outras doenças. 

Tratamento para Dermatite

O diagnóstico feito clinicamente por um Dermatologista é o primeiro passo para iniciar o tratamento da Dermatite Seborreica. 

Em alguns casos, de acordo com a SBD, é necessária até mesmo a realização de exames mais específicos e o teste de contato para saber quais as causas e como tratá-la corretamente. 

Geralmente, são recomendados pelos especialistas o uso de shampoos, remédios e pomadas específicas para este tipo de problema. Mas, além dessas indicações, é preciso controlar os sintomas para não piorar a situação. 

Neste caso, é indicado lavar os cabelos com mais frequência com água morna ou fria, evitar o uso de chapéus ou bonés durante o período de tratamento e manter uma alimentação regular.

Dermatite tratamento

Existe uma prevenção?

Não existe até o momento uma maneira de prevenir 100% o desenvolvimento ou reaparecimento dessa doença, mas, existem alguns cuidados especiais com a higiene, que podem ser realizados por qualquer pessoa que deseja cuidar melhor e com mais atenção da saúde. 

Como é o caso do uso de shampoos adequados para cada tipo de cabelo, evitar o consumo exagerado de bebidas alcoólicas, retirar completamente o condicionador dos cabelos após lavar a cabeça e manter uma alimentação saudável. 

Tudo isso, já ameniza bastante os sinais e sintomas para quem já foi diagnosticado com a doença e está realizando o tratamento e também para quem deseja cuidar melhor da pele e evitar o surgimento desse tipo de inflamação. 

Em Conclusão 

A Dermatite Seborreica é considerada uma doença crônica, com períodos de melhora e piora dos sintomas. Mas, com o tratamento adequado para cada tipo de caso, ela pode ser controlada e a pessoa pode levar uma vida normal, sem grandes complicações em seu dia a dia. 

Se você gostou do nosso conteúdo e se identificou com o tema, não deixe de compartilhar o artigo!

Aproveite também para agendar uma consulta com o Dr. Walter Pinheiro e descobrir como ele pode te ajudar a cuidar melhor da sua saúde cutânea. 

consulta dermatite

Deixe um comentário


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/drwalter/public_html/wp-includes/functions.php on line 4757

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/drwalter/public_html/wp-content/plugins/really-simple-ssl/class-mixed-content-fixer.php on line 110