O colágeno é a substância que dá firmeza à pele e pode ser um grande aliado para quem busca o rejuvenescimento facial. 

Com o avanço da idade, o organismo naturalmente diminui a sua produção de colágeno e com isto, surgem os primeiros sinais do envelhecimento, como a flacidez e as linhas de expressão. 

É comum que isto aconteça devido à perda das fibras do colágeno e da elastina. 

Geralmente depois dos 25 anos, é recomendável manter alguns cuidados redobrados para garantir uma pele firme e jovem por mais tempo. 

Neste cenário, assim como existem os cuidados, temos também os hábitos negativos que podem também acelerar a sua perda. Como é o caso da falta de higienização e a desidratação do maior órgão do corpo. 

Por este motivo

Especialistas sempre recomendam uma rotina diária, chamada de “skincare”, que pode ajudar no processo de reeducação com os cuidados com a pele para ter uma aparência jovem e saudável. 

Portanto

Se você ficou interessado neste assunto e deseja saber mais sobre a importância do Colágeno para sua saúde, continue a leitura!

Os hábitos que podem aceleram a perda do colágeno

Colágeno e firmeza

O colágeno representa 70% de toda proteína da pele e é um grande aliado na saúde e beleza. 

Como destacamos acima, se não houver um cuidado diário e com acompanhamento médico frequente, qualquer pessoa após os 25 anos pode sofrer com o envelhecimento precoce da pele devido à perda dessa proteína. 

Mas, além dessa falta de cuidados diários, existem outros fatores que podem acelerar essa diminuição na produção? 

Bom, basicamente, alguns hábitos podem ser cruciais para essa reação do organismo, como:

O consumo exagerado de açúcar;

A exposição solar sem proteção;

O estresse diário;

Uma alimentação irregular;

A falta de higienização.

Tudo isso, pode não apenas deixar a pele mais flácida, sem elasticidade, como também pode provocar o enfraquecimento das unhas e o surgimento de estrias. 

Como saber se a pele precisa de mais colágeno e o que fazer?

 Em primeiro lugar, para saber se a pele precisa de mais colágeno ou algum tipo de procedimento que possa estimular a sua produção no organismo, é preciso consultar o médico Dermatologista. 

Ele é o profissional mais capacitado que vai indicar o melhor tratamento para atender a necessidade de cada paciente com relação a essa perda de colágeno. 

Além disso, existem alguns sinais que podem indicar a necessidade de procurar um especialista para cuidar melhor da saúde cutânea, como por exemplo: o surgimento das rugas e linhas de expressão, a falta de elasticidade e o afinamento da pele. 

Todos podem ser um alerta de que sua saúde cutânea precisa de mais atenção.

Portanto, é preciso cuidar! 

Claro que além das indicações médicas, para produtos e dermocosméticos que podem suavizar os sinais de envelhecimento da pele e ainda estimular a produção do colágeno no organismo, existem também procedimentos estéticos, pouco invasivos, que podem dar resultados satisfatórios e rápidos aos pacientes. 

Pele saudável e colágeno

Os procedimentos estéticos que estimulam a produção de colágeno

Os procedimentos estéticos pouco invasivos, que não precisam ser realizados em uma mesa de cirurgia, estão sendo bastante requisitados por mulheres e homens, principalmente para o rejuvenescimento facial nas clínicas de Dermatologia e estética de todo o mundo. 

Partindo desse princípio, existem 2 que são os queridinhos do momento quando o assunto é pele jovem, bonita e saudável, são eles:

O Laser CO2 Fracionado

Que além de ser um ótimo aliado para quem deseja suavizar as cicatrizes de acne e as estrias; também pode ser utilizado para estimular a produção de colágeno.

Os Bioestimuladores de Colágeno

Como o próprio nome já diz, ele estimula a produção de colágeno no organismo e promove um efeito rejuvenescedor, com resultado natural e progressivo. Além disso, deixa a região tratada mais firme e macia. 

Em suma, todo e qualquer processo de cuidados ou procedimento que visa o rejuvenescimento facial deve ser acompanhado por um médico Dermatologista de confiança. 

Dicas básicas para a rotina do dia a dia 

Além dos tratamentos destacados acima para recuperar a firmeza e ter uma aparência saudável, existem também ótimas maneiras de cuidar da pele durante a rotina do dia a dia, como é o caso:

A higienização regular;

O uso de dermocosméticos adequados para cada tipo de pele;

A hidratação; 

A esfoliação para retirar as células mortas;

Uma alimentação rica em fibras e vitaminas.

Em conclusão 

Em nossa clínica, temos o Dr. Walter Pinheiro, médico Dermatologista clínico e estético que ajuda os pacientes a recuperar a autoestima com tratamentos e procedimentos que atendam as necessidades relacionadas à saúde cutânea de cada pessoa. 

Portanto, se você gostou do nosso conteúdo e quer descobrir como cuidar da sua pele, não perca mais tempo e agende agora uma consulta! 

Deixe um comentário


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/drwalter/public_html/wp-includes/functions.php on line 4755

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/drwalter/public_html/wp-content/plugins/really-simple-ssl/class-mixed-content-fixer.php on line 110