As alergias mais comuns na pele podem ser identificadas e tratadas com o acompanhamento de um Dermatologista. Entenda!

O estresse, os picos emocionais do dia a dia e alguns fatores externos podem ser considerados os principais motivos que causam as alergias na pele. 

No atual cenário mundial, em que todos estão vivendo o caos de uma crise sanitária, provocada pelo surgimento da Covid-19, muitas pessoas estão sendo atingidas por problemas com a pele. 

Mas, se o emocional e o estado mental de uma pessoa podem influenciar no aparecimento dessas lesões, como é possível tratá-las em meio a tantos acontecimentos? Será que a pandemia é um fator preocupante para pessoas diagnosticadas com alergia? 

Bom, podemos explicar um pouco mais sobre este assunto e quais as alergias mais comuns na pele, logo abaixo. 

Se você está com algum sintoma ou deseja esclarecer algumas dúvidas, continue a leitura e confira!

alergias

As alergias mais comuns 

Para saber qual é a alergia na pele que está acometendo uma pessoa, é necessário primeiramente procurar um médico Dermatologista para diagnosticar corretamente o tipo de lesão e o que está provocando o seu surgimento.

Atualmente, existem algumas alergias que são bastante comuns entre a população, são elas:

Urticária

É uma irritação cutânea caracterizada por lesões avermelhadas e levemente inchadas que coçam muito e podem surgir em qualquer área do corpo. 

Dermatite de contato 

É uma reação inflamatória na pele provocada por um agente capaz de causar irritação ou alergia e geralmente surgir no local do contato. 

Dermatite Atópica

É um dos tipos mais comuns de alergia na pele. Considerada uma doença genética crônica que apresenta ressecamento, erupções e coceiras. 

Angioedema 

É considerada como uma manifestação clínica de síndrome alérgica que consiste em inchaços nas zonas mais finas da pele, como os lábios e os olhos. 

Como identificar a causa dessa reação? 

Assim como já falamos acima, a consulta com o dermatologista é um dos primeiros passos para descobrir o que está acontecendo de errado com a pele. 

alergias

Se a reação alérgica for muito intensa, com sintomas fortes, por exemplo, é necessário ir o mais breve possível ao Dermatologista.

Pois, essa visita pode dizer qual o tipo de alergia que afeta o paciente, qual a sua causa e como ele pode tratá-la. 

Daí a importância da Dermatologia Clínica para a nossa saúde! Essa área da Medicina vai muito além dos procedimentos estéticos que visam suavizar as rugas e deixar a pele mais jovem.

Principais sinais e sintomas de alergias na pele

Uma reação alérgica pode ser visivelmente identificada, por qualquer pessoa. Ela pode se manifestar em diferentes regiões da pele, como as mãos, pés, face, braços, axilas, pescoço, pernas, costas e até mesmo a barriga. 

alergias na pele mais comuns

Seus sintomas mais comuns são:

  • Coceira;
  • Vermelhidão;
  • Bolhas brancas ou avermelhadas;
  • Irritação na pele;
  • Presença de manchas;
  • Inchaço;
  • Descamação.

Apesar de ser fácil de identificar essa reação da pele, é fundamental sempre destacar que apenas um profissional capacitado, pode indicar o tratamento mais adequado para cada caso. 

Os tratamentos alérgicos

Hoje em dia, existem inúmeras maneiras de tratar uma alergia na pele. A depender do tipo e da sua causa, os especialistas recomendam pomadas ou medicamentos para inibir os efeitos da reação. 

Já a duração e a dosagem correta do tratamento com o uso de remédios específicos e prescritos, vai depender de cada caso.

Portanto, para obter uma melhora na pele, é importante seguir todas as recomendações médicas e não interromper o tratamento sem consultar o Dermatologista. 

Cuidados diários em casa para evitar alergias na pele

Alergias na pele

Uma ótima maneira de se prevenir contra possíveis reações alérgicas na pele, seja ela a Dermatite de contato, Seborreica ou Urticária, é ter sempre um ambiente familiar saudável.

Manter as janelas abertas durante o dia, para ter uma boa ventilação na casa, ter alguns cuidados básicos com o armazenamento das roupas após a lavagem e evitar o acúmulo de poeira nos móveis, são medidas simples para evitar esse problema.

Além disso, beber bastante água e ter uma alimentação regular pode influenciar bastante na saúde, principalmente quando o assunto é prevenção contra complicações cutâneas.

Em Conclusão 

As alergias mais comuns na pele podem atingir qualquer pessoa, principalmente quando elas estão estressadas ou com algum problema emocional. 

Mas, fatores externos como objetos ou alimentos também podem desencadear tal reação alérgica. Portanto, é necessário sempre estar atento a qualquer sinal de que algo está errado e procurar um Dermatologista de confiança para diagnosticar e tratar adequadamente a complicação. 

Caso queira saber mais sobre este assunto ou tiver alguma dúvida sobre alergias na pele, agende uma consulta com o Dr. Walter Pinheiro e descubra como ele pode te ajudar!

Alergias dermatologista

Deixe um comentário


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/drwalter/public_html/wp-includes/functions.php on line 4757

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/drwalter/public_html/wp-content/plugins/really-simple-ssl/class-mixed-content-fixer.php on line 110