As alergias cutâneas funcionam assim: uma substância toca sua pele e logo o seu sistema imunológico pensa que está sendo atacado. Ele tem uma reação exagerada e envia anticorpos para ajudar a combater o invasor, chamado de alérgeno. O resultado é uma erupção avermelhada na pele, incluindo coceira no local onde a substância tocou.

Alergias cutâneas e erupções

As erupções cutâneas podem ser causadas por muitos fatores, incluindo exposição a certas plantas (hera venenosa, por exemplo), reações alérgicas a um medicamento ou alimento.

Essa condição também pode ser causada por doenças como sarampo ou varicela. Eczema e urticária, ambos relacionados a alergias, são dois dos tipos mais comuns de erupções cutâneas. Se sua condição de pele for o resultado de uma alergia, um profissional pode diagnosticar e tratá-la, para que você possa viver a vida ao máximo.

Eczema

O eczema, também conhecido como dermatite atópica, afeta entre 10 e 20% das crianças e 1 a 3% dos adultos. Um sintoma comum é a pele seca, vermelha, irritada e com coceira. Às vezes, especialmente quando infectada, pode apresentar pequenas saliências que formam um líquido claro ou amarelado. Pessoas com eczema geralmente têm histórico familiar de alergias.

Urticária

Urticária

Urticárias são inchaços ou marcas vermelhas que aparecem no corpo. A condição é chamada de aguda se não durar mais de seis semanas, e crônica se persistir por mais tempo. A urticária aguda é mais comumente causada pela exposição a um alérgeno ou por uma infecção. A causa da urticária crônica ainda é amplamente desconhecida.

Dermatite de contato

A dermatite de contato é uma reação que surge quando a pele entra em contato com um alérgeno. Os sintomas podem incluir erupção na pele, bolhas, coceira e ardor. Sabonetes, detergentes para a roupa, amaciantes, shampoos – ou até mesmo a exposição excessiva à água – podem causar dermatite de contato.

Outros itens que podem causar uma reação são metais (como níquel, um componente do aço inoxidável e outras ligas usadas para fazer bijuterias), adesivos, esmaltes de unha, medicamentos tópicos, plantas e luvas de látex.

Como aliviar a coceira da erupção na pele?

Coçar a erupção ou urticária só irá criar mais irritação e pode levar à infecção. Banhos frequentes seguidos imediatamente de hidratação adequada podem ajudar a aliviar o desconforto.

Mulher jovem tomando banho e sorrindo

Qual pode ser a causa da erupção cutânea ou urticária?

Existem muitas causas possíveis para este acometimento. Alguns tipos de erupções cutâneas são causados ​​por alergias, outros podem ser causados ​​por infecções, doenças da pele como eczema ou rosácea, ou mesmo apenas pele seca ou danificada.

É preciso ficar longe do sol até que a erupção ou a urticária desapareçam?

Se a pele já estiver irritada ou sensível, a exposição aos raios ultravioleta e possíveis queimaduras de sol podem causar mais desconforto. Assuma o controle de sua condição encobrindo e minimizando seu tempo sob a luz solar direta.

Além disso, alguns tipos de erupção cutânea podem ser causados ​​pelo sol. A dermatite de contato fotoalérgica ocorre quando a pele tem uma reação a um alérgeno após a exposição ao sol. Cosméticos, protetor solar, loção de barbear e perfume podem desencadear esse tipo de reação.

A reação na pele pode ser causada por uma alergia alimentar?

Sim! Uma reação a um alérgeno alimentar pode causar uma reação na pele, como urticária. Existem muitas causas possíveis para urticária e erupções cutâneas. O ideal é procurar se informar com uma consulta médica.

Homem jovem comendo um morango

Posso tratar a alergia cutânea em casa?

Se a pele tem uma reação alérgica a uma planta, animal, alimento ou outra substância, existem vários remédios caseiros que podem ajudar a encontrar alívio. Como acontece com qualquer tratamento, é necessário consultar um médico antes de tomar qualquer medicamento – seja ele natural ou não.

Picadas de inseto: como tratar?

A Clínica Dr. Walter Pinheiro recomenda uma solução simples para picadas de mosquito: uma bolsa fria ou um saco cheio de gelo. A chave, como você deve ter notado, está no frio. Evite expor a área afetada à água quente tanto quanto possível, de modo a evitar irritar ainda mais a pele com coceira.

Anti-histamínicos devem ser utilizados?

As histaminas são substâncias químicas no corpo que causam sintomas de alergia, incluindo coceira. Um anti-histamínico é um tratamento comum para reações alérgicas. No entanto, muitos desses medicamentos podem causar sonolência, por isso é melhor usá-los antes de dormir.

Quais são as causas mais comuns de alergias cutâneas?

Moça sorridente passando perfume

Níquel, um metal usado em joias e botões de pressão em jeans, maquiagem, loções, sabonetes e xampus;
Protetores solares e sprays contra insetos;
Medicamentos na pele, como antibióticos ou cremes anti-coceira;
Fragrâncias;
Produtos de limpeza;
Plantas;
Látex, que é usado em coisas elásticas como luvas de plástico, elástico em roupas, preservativos e balões;
Produtos químicos.

Como descobrir a que sou alérgico?

O médico pode verificar se há alguma reação a determinadas substâncias, mas pode ser difícil encontrar a causa exata da alergia. Os testes cutâneos não são suficientes para dizer o que tocou a pele em um ponto específico, em um dia distinto.

Como a dermatite de contato é tratada?

O melhor método é a prevenção. Descubra o que causa a erupção e evite-a. Às vezes, pode ser necessário usar luvas para proteger a pele.

Quando tiver uma reação, tente amenizar os sintomas e prevenir uma infecção. Não coce, mesmo que seja um desejo difícil de resistir. Produtos de venda livre e remédios caseiros podem ajudar a aliviar a coceira e cessar ou diminuir o inchaço.

Em conclusão

A erupção, consequência da reação alérgica, geralmente desaparece em algumas semanas. Mas o indivíduo em questão ainda terá aquela alergia, e a coceira pode voltar se sua pele tocar na substância errada. Também por isso, é tão importante a consulta médica.

A maioria das alergias de pele não é fatal. Mas, em alguns casos raros, uma reação grave chamada anafilaxia pode se espalhar rapidamente por todo o corpo e dificultar a respiração. Procure ajuda imediatamente se seus lábios começarem a inchar ou coçar, ou se você sentir falta de ar.

Se você se identificou com este artigo, agende agora uma consulta com o Dr. Walter Pinheiro e descubra como ele pode te ajudar!

Deixe um comentário