A Clínica

Tratamentos mais procurados

Por que escolher nossa clínica

Sobre Dermatologia

O que é Dermatologia

A Dermatologia é especialidade médica cuja área de conhecimento se concentra no diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças e afecções relacionadas a pele, pelo, mucosas, cabelos e unhas.
O Dermatologista atua no diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças além de orientar sobre cuidados gerais, solucionar problemas estéticos e trabalhar na manutenção da beleza da pele.

Saiba mais
Dr.Walter Pinheiro

Graduação em medicina pela Universidade Federal do Ceará – UFC; Especialização em dermatologia, pela Santa Casa de Misericórdia do Recife; Título de especialista em dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia; Membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica. Capacitação em Cosmiatria (cosmética médica) na Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro;

Dúvidas Frequentes

Acne da mulher adulta, como evitar?

A acne da mulher adulta, devido a sua maior relação com alterações hormonais, não responde bem aos tratamentos convencionais utilizados para a acne vulgar. Os antibióticos e mesmo a isotretinoína oral melhoram o quadro, mas a recidiva pode ser frequente e rápida. Podem ser utilizados outros tratamentos que tenham uma ação mais especificas no hormônio, evitando o estimulo inadequado. As opções para o tratamento da acne da mulher adulta são muitas. O ideal é consultar um médico para diagnosticar o motivo e também a forma mais adequada de tratamento.

Porque o aparecimento da acne?

A grande responsável pela doença é a glândula sebácea, localizada na camada da pele conhecida como derme. Essa glândula associada ao folículo piloso, forma o chamado folículo pilosebáceo, e através de um canal vai se abrir na superfície da pele (Epiderme) por um orifício conhecido como óstio. A acne pode aparecer em quase todos os lugares do corpo, mas são mais freqüentes na face, peito e costas, pois nesses lugares é muito grande o número de glândulas sebáceas.

Queda de cabelos – Como evitar?

Há inúmeras opções de tratamento, para saber a mais adequada, é necessário consultar um dermatologista, que fará uma investigação das características e das prováveis causas do problema. Dentre as opções terapêuticas estão os medicamentos tópicos, como soluções de minoxidil e 17 alfa estradiol e orais, como a finasterida e antiandrógenos sistêmicos, como a ciproterona e espironolactona. Existem também lasers que podem ser utilizados para estimular o crescimento dos fios. Nos casos mais acentuados, o transplante de cabelo pode ser uma opção.

Qual o protetor solar ideal?

O fotoprotetor ideal deve ter amplo espectro, ou seja, ter boa absorção dos raios UVA e UVB, não ser irritante, ter certa resistência à água, e não manchar a roupa. Eles podem ser físicos ou inorgânicos e/ou químicos ou orgânicos. Os protetores físicos, à base de dióxido de titânio e óxido de zinco, se depositam na camada mais superficial da pele, refletindo as radiações incidentes, já os filtros químicos funcionam como uma espécie de “esponja” dos raios ultravioletas, transformando-os em calor.

Como evitar doenças nas unhas?

Manter as unhas sempre limpas, bem cortadas e, de preferência, com o formato adequado;
Evitar retirar excessos de cutícula;
Evitar usar objetos pontiagudos na manicure;
No trabalho doméstico, o uso de luvas evita agressões desnecessárias; usar luvas para manipular produtos químicos;
Usar cremes hidratantes nas mãos, unhas e cutículas todos os dias;
Preferir removedores oleosos de esmaltes;
Manter mãos e pés sempre bem secos;
Ter instrumental próprio para a manicure;
Percebendo alterações nas unhas, procurar profissional capacitado para esclarecer o problema.