Drug Delivery: indicações e informações sobre essa técnica

O Drug Delivery é uma técnica que tem o potencial de aumentar a penetração de substâncias na pele, tornar os medicamentos mais toleráveis, bem como aumentar sua adesão.

A pele é responsável por 15% do peso corporal total de um adulto. Ela fornece uma barreira para a entrada e saída de substâncias no corpo. A epiderme é o principal fator limitante da liberação de medicamentos tópicos.

A tendência atual é considerar a epiderme como uma interface manipulável, para permitir a administração dos medicamentos a ela aplicados da maneira desejada. Além disso, a via de administração tópica apresenta algumas vantagens em comparação às vias oral ou parenteral.

A técnica Drug Delivery busca otimizar a penetração cutânea de medicamentos por meio de métodos químicos, mecânicos e físicos.

Essa técnica permite a penetração de medicamentos em diferentes camadas da pele, os liberando para a circulação sistêmica. Portanto, a escolha correta da técnica e a profundidade de administração do medicamento são importantes.

Como otimizar o drug delivery?

 

Sabe-se que a pele representa uma barreira eficiente à penetração de moléculas. Poucas delas têm capacidade de atravessar essa barreira, e a biodisponibilidade cutânea da maioria dos fármacos varia de 1% a 5%, sendo, portanto, muito baixa.

A técnica denominada drug delivery consiste em encontrar métodos que otimizem a penetração cutânea do medicamento por meio da oclusão, por métodos mecânicos, químicos, físicos ou pela combinação dos mesmos.

Tecnologias e técnicas dermatológicas associadas ao drug delivery

O drug delivery transdérmico está se tornando mais popular a cada dia. A possibilidade de introduzir os medicamentos diretamente nos pontos desejados é um caminho com várias vantagens:

Mais efetivo;
Mais seguro;
Baixa dosagem necessária;
Baixo custo;
Baixa proporção de efeitos colaterais.

Algumas das indicações para uso do drug delivery incluem pele danificada, estrias, cicatrizes, melasma e alopecia.

Drug Delivery para Calvície

Queda de cabelo e calvície são problemas que atingem homens e mulheres, e além de ser um incômodo, afetam muito a autoestima da pessoa que tem essa condição.

Uma das grandes vantagens do tratamento de Drug Delivery é o alcance de penetração das substâncias em camadas mais profundas da pele, atingindo resultados mais efetivos já que o crescimento dos fios é estimulado desde a derme.

Outra utilidade desse tratamento é o estímulo de colágeno na área tratada, pois o contato das microagulhas com o couro cabeludo automaticamente faz a pele produzir novas fibras de colágeno, o que é benéfico para qualquer tratamento.

No Drug Delivery são utilizadas microagulhas para oferecer de maneira concentrada substâncias ativas ao couro cabeludo, a fim de estimular o crescimento e o fortalecimento capilar.

Outro benefício do tratamento é o controle mais preciso na dosagem das medicações aplicadas com o drug delivery, que pode ter fórmulas customizadas de acordo com a necessidade de cada indivíduo.

Drug delivery X Melasma

Melasma é uma doença de pele comum, que envolve um excesso de pigmentação que provoca manchas.

O problema aparece devido ao aumento da atividade dos melanócitos em geral, induzido pela radiação ultravioleta. Ou seja, de maneira genérica, pode-se dizer que o melasma está relacionado à exposição ao sol.

As manchas acastanhadas surgem, quase sempre na face, principalmente na região das bochechas. Também podem aparecer no pescoço, no tórax e membros superiores de maneira geral.

 

Mulheres em período fértil, que utilizam anticoncepcionais, e também após a gravidez, são as mais acometidas pelo melasma. Alguns estudos publicados indicam que, além do sol e dos hormônios, fatores genéticos, e alguns tipos de medicações podem influenciar na ocorrência das manchas.

O que esperar do tratamento que combina microagulhamento com drug delivery?

O resultado da combinação de microagulhamento com drug delivery aparece, em média, após dois meses do procedimento. O ideal é fazer, no mínimo, de três a quatro sessões, com intervalos a serem definidos pelo Dermatologista.

Cabe lembrar que esse tratamento deve ser feito em consultório, para que o Dermatologista possa avaliar as condições da pele e o número de sessões necessárias. O profissional também prescreverá os cosméticos para manutenção dos resultados.

Estrias

Estrias são um tipo de atrofia adquirida, representada por adelgaçamento, pregueamento, secura, elasticidade da pele e rarefação dos pelos.

São lesões lineares, geralmente múltiplas, com extensão variável, e podem aparecer principalmente nas mamas, nádegas, abdômen, coxas e dorso.

Logo que surgem, as estrias são rosadas, arroxeadas ou cor da pele, deprimidas ou discretamente elevadas. Na fase tardia, são brancas com espessura e largura variáveis, com um leve enrugamento devido ao surgimento de atrofia epidérmica.

A técnica drug delivery, costuma ser eficaz no tratamento das estrias atróficas, que tanto incomodam e prejudicam a autoestima.

Em conclusão

Drug Delivery é uma técnica indicada para o tratamento de manchas, rugas, flacidez, poros abertos, olheiras e queda de cabelo.

As vantagens de podermos realizar esse tipo de procedimento são inúmeras, sendo a diminuição dos efeitos colaterais e a potencialização dos resultados as mais importantes a serem destacadas.

Se identificou com alguma das patologias que podem ser tratadas pela técnica drug delivery? Marque uma consulta com o Dr Walter Pinheiro!

 

OUTROS ARTIGOS